Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESTADO


Itacajá

Eleições suplementares em Itacajá tem participação efetiva do eleitorado

04 Dec 2017

O candidato a prefeito Cleoman Correia Costa e o vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento, pela Coligação Humildade e Responsabilidade (SD e PR), foram eleitos com 2.545 votos, o equivalente a 52,90% dos votos válidos, nas eleições suplementares do município de Itacajá. A apuração das urnas foi encerrada às 17h35, sendo registrados apenas 25 votos brancos e 75 nulos, representando respectivamente 0,51% e 1,51% do total do eleitorado. De acordo com o calendário Eleitoral os candidatos eleitos devem ser diplomados em até 15 dias, passando antes pela prestação de contas.

Dos 5.410 eleitores dos municípios, 91,21% compareceram as seções de votação, tendo uma abstenção de 8,795. Segundo a chefe de Cartório, Magna Regina Olimpo, as eleições ocorreram sem nenhuma intercorrência grave, "com destaque para as eleições limpas, sem sujeita de santinhos nas ruas e nas portas das seções eleitorais".

O pleito também registrou a participação efetiva dos eleitores indígenas. Ao todo, no município de Itacajá 719 eleitores indígenas de 16 aldeias estavam aptos a votar, distribuídos em três seções instaladas dentro das aldeias Santa Cruz e Manoel Alves Pequeno.

Foram disponibilizadas duas tendas para concentração dos indígenas que eram transportados para as seções, ação destacada pelo juiz eleitoral Marcelo Rostirolla, "as estruturas impediram assim, a compra de voto, pois os carros que realizavam o transporte foram orientados a pararem apenas nesses locais facilitando a fiscalização", disse.

A apuração dos votos foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, juntamente com o diretor-geral José Machado e Secretários, de forma simultânea e online, por meio do sistema Vídeo Wall instalado na sede do Regional.

Ao finalizar a totalização dos votos o presidente do TRE-TO parabenizou a atuação do juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Itacajá e também de toda a equipe da Justiça Eleitoral envolvida no Pleito. "A Justiça Eleitoral não mediu esforços para garantir novamente uma eleição rápida, segura e transparente aos eleitores de Itacajá. A participação efetiva dos indígenas também demonstra o interesse deles em contribuírem com a política e a democracia do nosso país. O TRE Tocantins trabalha para garantir o acesso dessas comunidades aos direitos fundamentais, como a participação no processo eleitoral, em conformidade com as diretrizes das Nações Unidas", ressaltou.

Julia Kraô fez questão de votar e ajudar a escolher os representantes municipais. "Depois que comecei a entender faço questão de votar, pois agora sei que o que vale é o voto consciente", afirmou a indígena. 

Todos os eleitores votaram por meio da identificação biométrica, o coordenador de sistemas eleitorais e logística do TRE-TO, Fernando Mendonça, ressaltou que os eleitores indígenas receberam positivamente a atuação das forças de segurança, que contou com o apoio da Policia Federal, Militar e Civil, "o que garantiu a tranquilidade do pleito nas seções de votação das aldeias indígenas", avaliou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

13

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Operação PF

PF investiga organização criminosa responsável por fraudes bancárias pela internet

Mais de 54 policiais federais cumprem 23 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína

Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.



Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira