Sunday, 05 de July de 2020

ESTADO


Meio Ambiente

Em Debate Online, Tocantins apresenta dados de redução de desmatamento nos biomas Cerrado e Amazônico

07 Jun 2020
Em Debate Online, Tocantins apresenta dados de redução de desmatamento nos biomas Cerrado e Amazônico

Na programação dos estados da região amazônica, em alusão ao dia mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 05 de junho, o Tocantins participou no dia, 04, quinta-feira, do Debate Online Estados Amazônicos Contra o Desmatamento Ilegal e Outros Ilícitos Ambientais, promovido pela Força Tarefa dos Governadores (GCF Task Force). O Governo do Tocantins foi representado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme.

A transmissão ao vivo, que teve mais de 250 espectadores apresentou as medidas e ações que cada estado da Amazônia Legal está realizando no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. O secretário Renato Jayme demonstrou dados positivos em comparação com o ano passado quanto ao desmatamento total no Estado.  De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no período de janeiro a maio do ano de 2019, no bioma Cerrado foram desmatados 753,01 km², no mesmo período, em 2020 a área desmatada foi 250,48 km², uma redução de 66%. Para o bioma Amazônico, em 2019 neste mesmo período o número foi de 1,1 km² contra 0,51 km² em 2020, uma redução de 50%.

O secretário destacou ainda, as ações de monitoramento e fiscalização realizada com os órgãos parceiros, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que inaugura nesta sexta-feira, 05, o Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (CIMDEA) do Tocantins que é mais um aparelhamento do estado que irá ajudar no monitoramento ambiental e consequentemente no combate do desmatamento ilegal e de outros crimes ambientais.

O Secretário destaca a importância de se debater sobre desmatamento de forma aberta e acessível. "Discutir sobre crimes ambientais e sobretudo sobre o desmatamento ilegal na região Amazônica em um plataforma online, é de fundamental importância para mostrar a toda população que os Estados cuidam da Amazônia e que estão trabalhando para minimizar o desmatamento ilegal na região".

A reunião foi presidida pela secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso e presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, Mauren Lazzaretti, e contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Israel Milani (Acre), Robério Nobre (Amapá), Eduardo Taveira (Amazonas), Diego Rolim (Maranhão), Mauro O’de Almeida (Pará), Ionilson Sampaio (Roraima).

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira