Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESTADO


Piscicultura

Empresários pedem apoio da Assembleia para o desenvolvimento da piscicultura no Estado

12 Dec 2017

O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), acompanhado dos deputados Alan Barbiero (PSB) e Eduardo do Dertins (PPS), recebeu em seu gabinete no final da tarde desta segunda-feira, 11, empresários do setor de piscicultura e representantes da Embrapa Pesca e Aquicultura. Eles pediram aos parlamentares apoio para agilizar a criação da tilápia em tanque rede no Estado.

A produção desse peixe foi aprovada, em junho deste ano, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que estabeleceu prazo de 120 dias para regulamentar e normatizar a atividade. Entretanto, segundo eles, até o momento a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ainda não expediu o documento.

A demora estaria impedindo investimentos no setor. De acordo com o diretor executivo da Aquabel, Ricardo Neukirchner, sua empresa – líder nacional na produção de alevinos de tilápia – está aguardando apenas a publicação do documento para iniciar a produção em grande escala no município de Brejinho de Nazaré.

"Já está decidido: nossa empresa vai começar a operar aqui no Tocantins em 2018. Por isso, a gente veio apresentar o projeto para os deputados.
Foi uma excelente reunião, na qual ficou claro que a tilápia é uma ótima oportunidade de negócio para o Estado", disse o empresário, destacando que a criação desse peixe não vai prejudicar as espécies nativas.

Potencial

Os participantes da reunião lembraram que o Estado tem hidrelétricas no curso do Rio Tocantins, cuja capacidade de suporte estimada pela Agencia Nacional das Águas (ANA) é de 220 mil toneladas. Porém, era permitida somente a criação de peixes oriundos da bacia hidrográfica.

Para a piscicultora e prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, os lagos das hidrelétricas do rio Tocantins têm ambiente perfeito para a produção de tilápia, mas estava proibido em função de resolução anterior do próprio Coema. Por outro lado, disse ela, os peixes nativos ainda não dispõem de pacote tecnológico comprovado para produção em tanques rede, necessitando de mais estudos para que o investidor tenha segurança para fazer investimentos nesse campo.

Apoio

Ao final da reunião, os parlamentares garantiram que darão todo o apoio à demanda dos empresários, e lembraram que a cadeia produtiva da piscicultura gera emprego e renda aos tocantinenses, além de receita para o Estado. "No que depender desta Casa, faremos todo o possível em prol do desenvolvimento desta e de outras atividades produtivas", disse Carlesse.

Rubens Gonçalves

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

5

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira