Tuesday, 12 de November de 2019

ESTADO


Ferrovia Norte-Sul

Encontro reúne empresários em Gurupi

17 Sep 2008

A expectativa é de que seja gerado mais de dois mil postos de trabalho com a construção da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi. Esse fato que é considerado histórico pelo secretário de Indústria e Comércio, Eudoro Pedrosa, que esteve presente na maior cidade do sul tocantinense no último dia 9, durante um encontro de negócios com empresários da Capital. O secretário alertou os gurupienses de que a ferrovia não poder ser apenas uma mera passagem, mas uma oportunidade de desenvolvimento.

O consultor da Valec, Josias Cardoso, disse que a empresa vai implantar em todo o país 20 planos industriais de biocombustível, sendo que 10 serão no Tocantins, o que impulsionará a produção e a geração de emprego no Estado. O consultor ressaltou que a maioria das áreas produtivas do mundo estão no Brasil e o Tocantins colabora com este índice, pois tem uma enorme condição de produção de alimentos, água e energia

O principal projeto de integração da Norte-Sul é a possibilidade de novas atividades econômicas como: a exploração dos recursos naturais da região, o agronegócio e indústrias diversificadas, que gerarão centenas de empregos.

O prefeito Alexandre Abdalla (PR) esteve no encontro e ressaltou as mudanças que a ferrovia trará para Gurupi. Ele lembrou que mesmo as empresas trazendo seus funcionários de outros estados, ainda assim muitos gurupienses terão a oportunidade de trabalhar nesta obra. Abdalla ressaltou que as pessoas que se instalarem na cidade vão ajudar a fortalecer a economia.

A deputada estadual Josi Nunes também falou sobre a importância da Norte-sul para Gurupi. De acordo com Josi, esse é o momento de oportunidade de investimentos, de geração de empregos, de produção e de abertura de novos negócios. Ela alertou para que Gurupi não seja apenas um corredor de ida e vinda de produtos, mas que se consolide como uma cidade de grande produção e industrialização.

De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, o mais importante é a oportunidade que as pessoas terão de ter um emprego com carteira assinada. Ele alertou para que as pessoas busquem se qualificar para atender os requisitos que a empresa exigir. Segundo ele, os empresários também devem se preparar para serem fornecedores da empresa Andrade e Gutierrez, que vai construir 200 km da ferrovia e que colocará em Gurupi o canteiro de obras, com 500 metros de largura e 3,5 km de comprimento, canteiro esse que ao término dos trabalhos será doado a cidade para a implantação de uma escola profissionalizante.

A ferrovia terá 859 quilômetros de extensão no Tocantins e contemplará 23 municípios. As obras estão em desenvolvimento e o investimento é de cerca de R$ 2,577 bilhão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

Instituições de todas as regiões realizam ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado dia 23

Dpvat

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

A MP extingue também o Seguro de Danos Pessoais Causados por Embarcações, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não (DPEM).




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira