Friday, 14 de December de 2018

ESTADO


ESTADO

Equipe de prevenção e combate a incêndios realiza última ação em Paranã

10 Jul 2018    13:12
SECOM/Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Equipe de prevenção e combate a incêndios realiza   última ação em Paranã

O município de Paranã é o último a receber as equipes, nesta sexta-feira, 13,  que realizam em campo as ações de prevenção e combate contra as queimadas. A iniciativa é do Governo do Tocantins, por meio do Comitê Estadual do Fogo e conta com a participação de 26 órgãos.

 

Durante o projeto foram visitados seis municípios, além de Palmas: Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Pium. A penúltima rota foi traçada na cidade de Mateiros, na segunda-feira, 9, abrangendo a região do Jalapão. Os técnicos percorreram a zona rural para sensibilizar os produtores rurais em relação ao uso do fogo e os impactos negativos que a queima descontrolada em suas propriedades pode gerar para o meio ambiente e para a saúde humana.

 

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Cintra, ressaltou que o planejamento é para reforçar e atender  o Decreto Nº 5.823, de 28 de maio de 2018, que declarou risco de desastre ambiental resultante de incêndios na cobertura vegetal no Tocantins. “Estamos no período seco e mais uma vez vamos enfrentar as queimadas. É importante a população entender o perigo do uso do fogo com a mata seca e a baixa umidade”, alertou o secretário.

 

A líder comunitária quilombola, Noeme Ribeiro da Silva, mais conhecida por “doutora”, que acompanhou os trabalhos da equipe na comunidade do Mumbuca, falou que a população local acredita que as ações podem contribuir para a preservação do capim dourado. “Quando o fogo devora o cerrado não é bom para a comunidade, pois o capim dourado é nossa fonte de renda e com isso não temos colheita, além de perdermos também o buriti e o pequi”, lamenta.

 

Além do trabalho em campo e da ação publicitária que visam difundir informações a respeito do controle e prevenção de queimadas, o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, pretende contratar brigadistas para reforço ao combate de focos de incêndios entre agosto e outubro deste ano.

 

Participantes - Os órgãos envolvidos em campo nas ações de combate a queimadas e incêndios florestais são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

22

PARABÉNS!
PARABÉNS!

23

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

21

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

24

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Paranã

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


CPPA

Mesmo com situação levada à Justiça, esgoto a céu aberto continua na CPPA

MPE/TO e Prefeitura também judicializaram o caso, mas o problema continua na Casa de Prisão Provisória

Sindicância

Estado abre sindicância para apurar situação de servidores na Secretaria de Governo

De 18 de dezembro a 28 de fevereiro de 2019, terá início o recadastramento de todos os servidores do Poder Executivo



Focco

Presidente da Fendepol vem à Palmas em apoio aos Delegados do Tocantins

Rodolfo Laterza comparecerá ao Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção em apoio à categoria


Serviço

Tocantins participa do Seminário Internacional sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

O objetivo do seminário é compartilhar e debater as questões relativas às políticas públicas empreendidas pela comunidade internacional


Base Aérea

Governador Mauro Carlesse assina protocolo para instalar Base Aérea no Tocantins

O protocolo de compromisso terá a vigência de dois anos a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado por meio de um Termo Aditivo, desde que haja concordância das partes.


Fundos de Pensão

Avança projeto de Kátia Abreu que combate fraudes em fundos de pensão de servidores


Interior

População de Taguatinga é beneficiada com melhorias nos serviços de distribuição de água


Tapioca Cine

Produtora tocantinense ganha espaço no mercado internacional


Meio Ambiente

Justiça determina devolução de papagaio a moradora de Palmas, após multa e apreensão do Ibama


Educação

Educação e Unitins prorrogam prazo para professores se inscreverem em pós-graduação


AEM

Radares da BR-153 são fiscalizados pela Agência de Metrologia



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira