Wednesday, 20 de February de 2019

ESTADO


ESTADO

Equipe de prevenção e combate a incêndios realiza última ação em Paranã

10 Jul 2018    13:12
SECOM/Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Equipe de prevenção e combate a incêndios realiza   última ação em Paranã

O município de Paranã é o último a receber as equipes, nesta sexta-feira, 13,  que realizam em campo as ações de prevenção e combate contra as queimadas. A iniciativa é do Governo do Tocantins, por meio do Comitê Estadual do Fogo e conta com a participação de 26 órgãos.

 

Durante o projeto foram visitados seis municípios, além de Palmas: Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Pium. A penúltima rota foi traçada na cidade de Mateiros, na segunda-feira, 9, abrangendo a região do Jalapão. Os técnicos percorreram a zona rural para sensibilizar os produtores rurais em relação ao uso do fogo e os impactos negativos que a queima descontrolada em suas propriedades pode gerar para o meio ambiente e para a saúde humana.

 

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Cintra, ressaltou que o planejamento é para reforçar e atender  o Decreto Nº 5.823, de 28 de maio de 2018, que declarou risco de desastre ambiental resultante de incêndios na cobertura vegetal no Tocantins. “Estamos no período seco e mais uma vez vamos enfrentar as queimadas. É importante a população entender o perigo do uso do fogo com a mata seca e a baixa umidade”, alertou o secretário.

 

A líder comunitária quilombola, Noeme Ribeiro da Silva, mais conhecida por “doutora”, que acompanhou os trabalhos da equipe na comunidade do Mumbuca, falou que a população local acredita que as ações podem contribuir para a preservação do capim dourado. “Quando o fogo devora o cerrado não é bom para a comunidade, pois o capim dourado é nossa fonte de renda e com isso não temos colheita, além de perdermos também o buriti e o pequi”, lamenta.

 

Além do trabalho em campo e da ação publicitária que visam difundir informações a respeito do controle e prevenção de queimadas, o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, pretende contratar brigadistas para reforço ao combate de focos de incêndios entre agosto e outubro deste ano.

 

Participantes - Os órgãos envolvidos em campo nas ações de combate a queimadas e incêndios florestais são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira