Tuesday, 18 de September de 2018

Tuesday, 18 de September de 2018

ESTADO


Saúde

Estações de larvicida vão reforçar combate ao mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela

24 Jan 2018

Uma espécie de armadilha para combate ao mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela. Assim funcionam as Estações disseminadoras de larvicida, uma estratégia que tem como objetivo reduzir de forma representativa a população de mosquitos e que começa a ser implantada no Tocantins pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz de Manaus.

Porto Nacional será a cidade a receber o projeto piloto. A primeira ação para instalação das estações acontece esta semana com o treinamento de 90 pessoas, entre agentes de endemias e demais profissionais de saúde.

A diretora estadual de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória, explica que a ideia implica em atrair mosquitos para estações de disseminação impregnadas com partículas de um potente larvicida, chamado pyriproxyfen (PPF), que aderem ao corpo do inseto e, assim, são transferidas para outros locais de reprodução posteriormente visitados.

"Essa é uma alternativa promissora que se baseia na estratégia da capacidade inata dos mosquitos fêmeas em encontrar e chegar aos locais de reprodução adequados. Assim, as larvas são eliminadas até mesmo em focos não identificados pela população e pelos agentes de combate às endemias, ou seja, a metodologia propõe que os próprios insetos podem tratar esses criadouros e indicar quais localidades aparecem mosquitos".

O treinamento dos agentes de endemias será concluído nesta quarta-feira, 24. Na quinta-feira, 25, a equipe se dedicará ás montagens dos kits de campo. A ação de implantação será concluída na sexta-feira, 27, com a instalação das disseminadoras nas unidades domiciliares pela equipe de campo.

Pesquisa

Porto Nacional foi escolhido como o primeiro município a receber a as estações, pois, está localizada às margens do lago formado em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães de Lajeado.

A cidade, considerada polo regional de acesso a algumas regiões do Estado e do País, foi diretamente impactada com a formação do reservatório, apresentando alterações físicas e ecológicas que contribuem para a modificação das populações de espécies vetoriais de interesse médico-sanitária. (Lisane Braga)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

21

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

14

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Cirurgias

Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia.

Saúde

Gestão Carlesse amplia em 100% quantidade de novos leitos de UTI em Gurupi

Carlesse afirma que mesmo governando há pouco tempo o Tocantins e que, mesmo diante das dificuldades financeiras, não tem deixado de lado o cuidado com a população.



Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça

Constatadas as irregularidades, o magistrado determinou a imediata suspensão da veiculação da propaganda de Amastha e estipulou multa diária de R$ 10 mil por inserção.


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões

Além disso, o Governo do Tocantins autorizou o Consórcio Dianópolis a reiniciar as atividades de construção das obras complementares de drenagem no canal CP1 e nos setores hidráulicos da área piloto do Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Manuel Alves.


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação

Bernadete, que é educadora, afirmou que a Carta vem ao encontro do seu programa de governo, no qual destaca a educação como prioridade.


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna


Palmas

Colégio Interação promove noite de pizza e momento de confraternização para pré-vestibulandos


Educação

Projetos são classificados para o prêmio Professores do Brasil


Visitas

Pacientes do Hospital Infantil de Palmas recebem visita de atletas da CBV



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira