Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESTADO


Saúde

Estações de larvicida vão reforçar combate ao mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela

24 Jan 2018

Uma espécie de armadilha para combate ao mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela. Assim funcionam as Estações disseminadoras de larvicida, uma estratégia que tem como objetivo reduzir de forma representativa a população de mosquitos e que começa a ser implantada no Tocantins pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, Fiocruz de Manaus.

Porto Nacional será a cidade a receber o projeto piloto. A primeira ação para instalação das estações acontece esta semana com o treinamento de 90 pessoas, entre agentes de endemias e demais profissionais de saúde.

A diretora estadual de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória, explica que a ideia implica em atrair mosquitos para estações de disseminação impregnadas com partículas de um potente larvicida, chamado pyriproxyfen (PPF), que aderem ao corpo do inseto e, assim, são transferidas para outros locais de reprodução posteriormente visitados.

"Essa é uma alternativa promissora que se baseia na estratégia da capacidade inata dos mosquitos fêmeas em encontrar e chegar aos locais de reprodução adequados. Assim, as larvas são eliminadas até mesmo em focos não identificados pela população e pelos agentes de combate às endemias, ou seja, a metodologia propõe que os próprios insetos podem tratar esses criadouros e indicar quais localidades aparecem mosquitos".

O treinamento dos agentes de endemias será concluído nesta quarta-feira, 24. Na quinta-feira, 25, a equipe se dedicará ás montagens dos kits de campo. A ação de implantação será concluída na sexta-feira, 27, com a instalação das disseminadoras nas unidades domiciliares pela equipe de campo.

Pesquisa

Porto Nacional foi escolhido como o primeiro município a receber a as estações, pois, está localizada às margens do lago formado em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães de Lajeado.

A cidade, considerada polo regional de acesso a algumas regiões do Estado e do País, foi diretamente impactada com a formação do reservatório, apresentando alterações físicas e ecológicas que contribuem para a modificação das populações de espécies vetoriais de interesse médico-sanitária. (Lisane Braga)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

4

BOM
BOM

3

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira