Friday, 13 de December de 2019

ESTADO


Defensoria pública

Estellamaris Postal concorre à reeleição

21 Oct 2008

No próximo dia 24 de outubro, os 85 defensores públicos de carreira do Tocantins irão escolher o novo defensor público geral do Estado do Tocantins. O processo eleitoral atende a determinação da Lei Complementar Estadual 041/2004, que define o Defensor Público Geral - quando nomeado pelo Chefe do Poder Executivo - dentre os integrantes da Classe Especial. De acordo com a Defensoria Pública do Tocantins apenas dois nomes do quadro de profissionais concorrerão ao cargo geral: Estellamaris Postal, atual defensora geral e Aldaira Parente Moreno Braga, atual corregedora.

Atualmente a Defensoria Pública do Estado do Tocantins conta com 9 Defensores Públicos na Classe Especial (que atuam junto ao Tribunal de Justiça do Estado e em Tribunais Regionais e Superiores), 37 na 1ª Classe (que atuam nas comarcas de 3ª Entrância) e 39 na 2ª Classe (que atuam nas comarcas de 1ª e 2ª Entrâncias). Todo o núcleo de profissionais atua em todo o Estado nas áreas de Família, Cível, Criminal, Infância e Juventude, Juizados Especiais, Atendimento a mulher, ao idoso e acompanhamento psicossocial.

No último biênio, a instituição caminhou a passos largos acompanhando o crescimento do Estado do Tocantins. Desde o ano passado, a Defensoria vem colhendo frutos através do trabalho e do reconhecimento social. Uma das grandes vitórias da instituição foi a abrangência no atendimento jurídico que passou de 14 para 37 comarcas em todo o Estado. Outro passo dado pela atual gestão foi a criação da Assessoria de Comunicação, o Site e a edição de um informativo da Defensoria Pública, possibilitando o acesso às informações, a transparência e a visibilidade da administração Institucional.

Bolsas de Estudos para colaboradores cursarem pós-graduações e o Centro de Estudos Jurídicos, voltado à pesquisa, fizeram da Defensoria Pública do Tocantins referência em gestão e valorização profissional. Dentro da proposta de informatização do serviço público jurídico, a Defensoria Pública contou com diversos parceiros para tornar o instituto acessível a todos. É o que explica a atual Defensora Pública-Geral e candidata a reeleição, Estellamaris Postal. “A informatização da Defensoria Pública, foi um passo que certamente colaborou para o aumento significativo no número de pessoas atendidas por Defensores Públicos”, disse. Para ela, a disponibilização de um noteboock para cada Defensor Público, pontuou rapidez e dinamismo na produção e emissão de processos junto ao judiciário.

Estellamaris é Defensora Pública do Estado do Tocantins há mais de 15 anos e, durante este tempo, atuou em várias áreas, patrocinando a defesa de pessoas que não dispõem de recursos financeiros. A estruturação de novos projetos e a continuação do trabalho desenvolvido durante os anos de gestão são os objetivos para o próximo pleito. “O que me motiva a prosseguir no cargo de Defensora Pública Geral é a continuação do trabalho que vem sendo realizado, a consolidação das alianças e dos compromissos tecidos durante esses 2 anos como Defensora Pública Geral”, finalizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo

Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios



Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira