Sunday, 17 de February de 2019

ESTADO


Educação

Estudantes da Escola Frederico Pedreira acompanham o eclipse lunar

21 Jan 2019    20:50    alterado em 21/01 às 20:50
Estudantes da Escola Frederico Pedreira acompanham o eclipse lunar

Olhar para o movimento no espaço faz parte da rotina dos estudantes da Escola Estadual Frederico Pedreira, de Palmas. O trabalho com as ciências ligadas ao espaço ocorre nas aulas de astronomia. Para incentivar mais a aprendizagem sobre essa ciência, professores e estudantes ficaram apostos na madrugada desta segunda-feira, 21, para observarem o fenômeno lunar.

Por volta das 00h37, horário de Brasília, ocorreu o único eclipse lunar total do ano de 2019. Em seguida, foi o momento de outros fenômenos conhecidos como Superlua de Sangue, que é quando a Lua se encontra em um ponto mais próximo da terra, e adquire a coloração avermelhada, devido ao alinhamento em relação ao Sol e a Terra. A equipe se reuniu na casa da professora Solange Maria C. Lima, para observar o fenômeno.
O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre toda vez que a Terra fica entre o Sol e a Lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a da Lua, a chamada “linha dos nodos”, e sempre que a Lua está na fase cheia.

Quando isso ocorre, a Lua entra na chamada zona de “umbra”, ou sombra, ou “penumbra” da Terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante alguns minutos.

Michael Monteiro Matos, professor de física, é um dos idealizadores do projeto AstroFred, que leva os alunos a conhecer e estudar a astronomia. Ele já fez o curso Stem, na Universidade de São Paulo (USP), em fevereiro do ano passado, e incentiva os alunos a observarem o espaço.

Michael conta que acompanhou todas as fases do fenômeno. “Conseguimos registrar com fotos do início até o final do eclipse, observando cada uma das etapas pela qual a Lua passava. A escola criou o Clube da Astronomia-Astro Fred, com a finalidade de despertar o interesse dos alunos pelas ciências. É uma forma de mostrar que não é difícil estudar física e química e que por meio da astronomia é possível envolver outras disciplinas como história", explicou Michael.

A escola Frederico, com o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), adquiriu dois telescópios e uma Luneta para o Clube de Astronomia, foi com esses aparelhos que a equipe conseguiu fotografar e fazer as observações dos movimentos da Lua, Terra e outros planetas.

Segundo Luan Crispim de Andrade, professor e componente do projeto, a observação real foi muito interessante. “Observamos o fenômeno desde o início, ficamos até por volta das 4 horas da manhã, que foi quando apareceram os planetas Júpiter e Vênus lado a lado que fizeram parte do fenômeno. Com esse grupo, que envolve alunos e professores, a gente acompanha os eventos dos astros sempre juntos”, destacou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira