Saturday, 23 de February de 2019

ESTADO


Agricultura

Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

28 Jun 2018    13:29    alterado em 28/06 às 13:30
Divulgação/ASCOM Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

Com o foco em Sistemas Agroflorestais, vinte e três extensionistas rurais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), participam nesta semana, do III módulo da capacitação em gestão sobre Sistemas Agroflorestais (SAF). O evento que se estenderá até a próxima sexta-feira “29”, está sendo realizado no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas, sendo uma promoção da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cerca de 40 profissionais, incluindo, servidores da Seagro, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), pesquisadores da Embrapa e de empresas de Assistência Técnicas privadas, como também produtores rurais participam do evento.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo, do Ruraltins Dryelly Thayner Couto Rodrigues, os vinte e três extensionistas rurais selecionados, já participaram dos outros dois módulos da capacitação e já desenvolvem atividades, utilizando os Sistemas Agroflorestais (SAF), em comunidades rurais em todo estado.

“Conforme a programação, que envolve teoria e prática, desta vez os extensionistas participam do III módulo, com foco na gestão da propriedade rural. Eles vão conhecer o passo-a-passo no que se refere á gestão da propriedade e irão auxiliar os agricultores a gerenciarem melhor suas propriedades. Os conhecimentos adquiridos nos outros módulos já estão sendo desenvolvidos pelos técnicos e agricultores assistidos pelo Ruraltins”, comentou a diretora, ressaltando que muitas experiências exitosas podem ser confirmadas em vários municípios do Tocantins, a exemplo da capital Palmas, Araguatins, Araguaína, Porto Nacional, entre outros.

Para Sebastião Pelizari Júnior, todo apoio para execução das atividades em campo, após a capacitação dos técnicos será dada, pois, poder contar com uma oportunidade importantíssima como essa, os técnicos e agricultores precisam unir forças para executar tudo que aprenderam na formação, assim, todos ganham.

“Participar de uma capacitação conceituada como está, possibilitará, tanto aos profissionais da assistência técnica pública e privada, como também pesquisadores e agricultores, a aprofundarem seus conhecimentos sobre os Sistemas Agroflorestais, promovendo ações de preservação ambiental, que é o principal foco da capacitação como um todo, sendo de suma importância para o crescimento socioeconômico do nosso Estado”, frisou o presidente, reforçando que não medirá esforços para apoiar a execução de ações no meio rural.

A programação conta com visitas a comunidade Marmelada, município de Palmas, local onde serão escolhidas três propriedades para elaboração de diagnósticos, possibilitando estudo de casos e busca por indicadores socioeconômicos, com apresentação de resultados aos agricultores da comunidade, nesta sexta-feira, 29.


COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira