Friday, 19 de July de 2019

ESTADO


Agricultura

Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

28 Jun 2018    13:29    alterado em 28/06 às 13:30
Divulgação/ASCOM Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

Com o foco em Sistemas Agroflorestais, vinte e três extensionistas rurais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), participam nesta semana, do III módulo da capacitação em gestão sobre Sistemas Agroflorestais (SAF). O evento que se estenderá até a próxima sexta-feira “29”, está sendo realizado no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas, sendo uma promoção da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cerca de 40 profissionais, incluindo, servidores da Seagro, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), pesquisadores da Embrapa e de empresas de Assistência Técnicas privadas, como também produtores rurais participam do evento.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo, do Ruraltins Dryelly Thayner Couto Rodrigues, os vinte e três extensionistas rurais selecionados, já participaram dos outros dois módulos da capacitação e já desenvolvem atividades, utilizando os Sistemas Agroflorestais (SAF), em comunidades rurais em todo estado.

“Conforme a programação, que envolve teoria e prática, desta vez os extensionistas participam do III módulo, com foco na gestão da propriedade rural. Eles vão conhecer o passo-a-passo no que se refere á gestão da propriedade e irão auxiliar os agricultores a gerenciarem melhor suas propriedades. Os conhecimentos adquiridos nos outros módulos já estão sendo desenvolvidos pelos técnicos e agricultores assistidos pelo Ruraltins”, comentou a diretora, ressaltando que muitas experiências exitosas podem ser confirmadas em vários municípios do Tocantins, a exemplo da capital Palmas, Araguatins, Araguaína, Porto Nacional, entre outros.

Para Sebastião Pelizari Júnior, todo apoio para execução das atividades em campo, após a capacitação dos técnicos será dada, pois, poder contar com uma oportunidade importantíssima como essa, os técnicos e agricultores precisam unir forças para executar tudo que aprenderam na formação, assim, todos ganham.

“Participar de uma capacitação conceituada como está, possibilitará, tanto aos profissionais da assistência técnica pública e privada, como também pesquisadores e agricultores, a aprofundarem seus conhecimentos sobre os Sistemas Agroflorestais, promovendo ações de preservação ambiental, que é o principal foco da capacitação como um todo, sendo de suma importância para o crescimento socioeconômico do nosso Estado”, frisou o presidente, reforçando que não medirá esforços para apoiar a execução de ações no meio rural.

A programação conta com visitas a comunidade Marmelada, município de Palmas, local onde serão escolhidas três propriedades para elaboração de diagnósticos, possibilitando estudo de casos e busca por indicadores socioeconômicos, com apresentação de resultados aos agricultores da comunidade, nesta sexta-feira, 29.


COMPARTILHE:


Confira também:


Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)

Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do Ciopaer contribuiu de forma decisiva para que a vítima, que se encontrava em estado grave, pudesse receber o atendimento médico adequado em um menor espaço de tempo.


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira