Sunday, 21 de October de 2018

ESTADO


Agricultura

Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

28 Jun 2018    13:29    alterado em 28/06 às 13:30
Divulgação/ASCOM Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

Com o foco em Sistemas Agroflorestais, vinte e três extensionistas rurais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), participam nesta semana, do III módulo da capacitação em gestão sobre Sistemas Agroflorestais (SAF). O evento que se estenderá até a próxima sexta-feira “29”, está sendo realizado no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas, sendo uma promoção da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cerca de 40 profissionais, incluindo, servidores da Seagro, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), pesquisadores da Embrapa e de empresas de Assistência Técnicas privadas, como também produtores rurais participam do evento.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo, do Ruraltins Dryelly Thayner Couto Rodrigues, os vinte e três extensionistas rurais selecionados, já participaram dos outros dois módulos da capacitação e já desenvolvem atividades, utilizando os Sistemas Agroflorestais (SAF), em comunidades rurais em todo estado.

“Conforme a programação, que envolve teoria e prática, desta vez os extensionistas participam do III módulo, com foco na gestão da propriedade rural. Eles vão conhecer o passo-a-passo no que se refere á gestão da propriedade e irão auxiliar os agricultores a gerenciarem melhor suas propriedades. Os conhecimentos adquiridos nos outros módulos já estão sendo desenvolvidos pelos técnicos e agricultores assistidos pelo Ruraltins”, comentou a diretora, ressaltando que muitas experiências exitosas podem ser confirmadas em vários municípios do Tocantins, a exemplo da capital Palmas, Araguatins, Araguaína, Porto Nacional, entre outros.

Para Sebastião Pelizari Júnior, todo apoio para execução das atividades em campo, após a capacitação dos técnicos será dada, pois, poder contar com uma oportunidade importantíssima como essa, os técnicos e agricultores precisam unir forças para executar tudo que aprenderam na formação, assim, todos ganham.

“Participar de uma capacitação conceituada como está, possibilitará, tanto aos profissionais da assistência técnica pública e privada, como também pesquisadores e agricultores, a aprofundarem seus conhecimentos sobre os Sistemas Agroflorestais, promovendo ações de preservação ambiental, que é o principal foco da capacitação como um todo, sendo de suma importância para o crescimento socioeconômico do nosso Estado”, frisou o presidente, reforçando que não medirá esforços para apoiar a execução de ações no meio rural.

A programação conta com visitas a comunidade Marmelada, município de Palmas, local onde serão escolhidas três propriedades para elaboração de diagnósticos, possibilitando estudo de casos e busca por indicadores socioeconômicos, com apresentação de resultados aos agricultores da comunidade, nesta sexta-feira, 29.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

22

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

24

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

24

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Ruraltins agricultura pecuária palmas tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.

Desenvolvimento

Empresas tocantinenses são beneficiados com incentivos fiscais

Para conquistar o direito ao incentivo fiscal, o empreendedor deve apresentar projeto de viabilidade econômico-financeira ao Conselho de Desenvolvimento Econômico




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira