Tuesday, 11 de December de 2018

ESTADO


Agricultura

Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

28 Jun 2018    13:29    alterado em 28/06 às 13:30
Divulgação/ASCOM Extensionistas rurais participam de curso sobre gestão em SAF

Com o foco em Sistemas Agroflorestais, vinte e três extensionistas rurais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), participam nesta semana, do III módulo da capacitação em gestão sobre Sistemas Agroflorestais (SAF). O evento que se estenderá até a próxima sexta-feira “29”, está sendo realizado no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas, sendo uma promoção da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cerca de 40 profissionais, incluindo, servidores da Seagro, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), pesquisadores da Embrapa e de empresas de Assistência Técnicas privadas, como também produtores rurais participam do evento.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo, do Ruraltins Dryelly Thayner Couto Rodrigues, os vinte e três extensionistas rurais selecionados, já participaram dos outros dois módulos da capacitação e já desenvolvem atividades, utilizando os Sistemas Agroflorestais (SAF), em comunidades rurais em todo estado.

“Conforme a programação, que envolve teoria e prática, desta vez os extensionistas participam do III módulo, com foco na gestão da propriedade rural. Eles vão conhecer o passo-a-passo no que se refere á gestão da propriedade e irão auxiliar os agricultores a gerenciarem melhor suas propriedades. Os conhecimentos adquiridos nos outros módulos já estão sendo desenvolvidos pelos técnicos e agricultores assistidos pelo Ruraltins”, comentou a diretora, ressaltando que muitas experiências exitosas podem ser confirmadas em vários municípios do Tocantins, a exemplo da capital Palmas, Araguatins, Araguaína, Porto Nacional, entre outros.

Para Sebastião Pelizari Júnior, todo apoio para execução das atividades em campo, após a capacitação dos técnicos será dada, pois, poder contar com uma oportunidade importantíssima como essa, os técnicos e agricultores precisam unir forças para executar tudo que aprenderam na formação, assim, todos ganham.

“Participar de uma capacitação conceituada como está, possibilitará, tanto aos profissionais da assistência técnica pública e privada, como também pesquisadores e agricultores, a aprofundarem seus conhecimentos sobre os Sistemas Agroflorestais, promovendo ações de preservação ambiental, que é o principal foco da capacitação como um todo, sendo de suma importância para o crescimento socioeconômico do nosso Estado”, frisou o presidente, reforçando que não medirá esforços para apoiar a execução de ações no meio rural.

A programação conta com visitas a comunidade Marmelada, município de Palmas, local onde serão escolhidas três propriedades para elaboração de diagnósticos, possibilitando estudo de casos e busca por indicadores socioeconômicos, com apresentação de resultados aos agricultores da comunidade, nesta sexta-feira, 29.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

32

PARABÉNS!
PARABÉNS!

21

BOM
BOM

22

AMEI!
AMEI!

32

KKKK
KKKK

24

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Ruraltins agricultura pecuária palmas tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira