Wednesday, 20 de February de 2019

ESTADO


Porto Nacional

Forças de segurança resgatam estudantes presos em encosta de serra em Porto Nacional

04 Jul 2018    19:01
SECOM Forças de segurança resgatam estudantes presos em encosta de serra em Porto Nacional Os estudantes que realizavam uma pesquisa acadêmica, dois homens, de 23 e 24 anos, e uma mulher, de 26, foram resgatados após acionarem um dispositivo de GPS que teve o sinal recebido nos Estados Unidos

Três estudantes da Universidade de Brasília (UnB) foram resgatados na tarde desta quarta-feira, 4, pela equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), numa encosta de serra no município de Porto Nacional. A Polícia Militar foi acionada pela Agência de Segurança Nacional, dos Estados Unidos, que gerencia localizadores de GPS e que recebeu o pedido de socorro dos estudantes de Geologia.

Por volta das 12 horas, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em Palmas, foi acionado pela Agência e com as coordenadas geográficas, o comandante do Batalhão Ambiental e uma equipe multimissão do Ciopaer se dirigiram ao local, a bordo do helicóptero da SSP.

Na encosta de uma serra, a cerca de 70 km de Porto Nacional, os estudantes que realizavam uma pesquisa acadêmica, dois homens de 23 e 24 anos e uma mulher de 26. Eles foram resgatados por meio da técnica de corda, pois não havia um ponto apropriado para o pouso, uma vez que se tratava de um local de difícil acesso. Dois integrantes do Ciopaer desceram com a utilização de cordas e abriram uma clareira na mata fechada para chegar até o paredão de pedra, onde os três estudantes estavam. Segundo eles, desde o fim da manhã se encontravam presos devido a um despenhadeiro que impediu a descida.

Os tripulantes, com a utilização de cordas e técnicas de salvamento, fizeram o resgate dos três jovens e providenciaram os primeiros socorros aos mesmos, que além de levemente feridos, estavam muito assustados com a situação.

Após o resgate, a aeronave pousou no estádio General Sampaio, em Porto Nacional, onde o Corpo de Bombeiros já se encontrava para realizar as devidas avaliações e o encaminhamento ao Hospital Regional de Porto Nacional.

A intervenção rápida e eficiente contribuiu de forma decisiva para que os três estudantes pudessem ser resgatados, uma vez que, nas condições em que se encontravam, eles poderiam não sobreviver, pois já não tinham mais água potável para beber e também estavam em exposição contínua ao sol há várias horas, já apresentando sinais de desidratação. A ação também demonstrou a total integração e harmonia entre as forças de segurança compostas pelo Ciopaer, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que tem como objetivo preservar a vida de todo cidadão.


COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma

Previdência terá alíquotas progressivas de contribuição

De acordo com proposta, quem ganha mais contribuirá mais

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira