Palmas, 22/01/2018

Estado

Tocantins

Governo do Estado promove atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Neste ano, a programação será simultânea à III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg)

Governo do Estado promove atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins promove, a partir desta quarta-feira, 25, até sexta-feira, 27, as atividades em alusão à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste ano, a programação será simultânea à III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). Com o propósito de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, o Governo do Tocantins destinou R$ 450 mil para apoiar o evento, que é articulado pelo Programa InovaGurupi. O recurso e oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia.
 
No estande do Governo serão apresentados diversos projetos que estão sendo desenvolvidos com apoio do Estado, por meio de programadas como o Tecnologias Sociais, o Projeto Estruturante e de convênios como o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e o Tecnova - Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Uma equipe técnica da Seden estará presente para apresentar e discutir as ações e iniciativas do Governo voltadas para a promoção da Ciência e Tecnologia no Tocantins. 

Realização

A ação é organizada pelo Conselho de Gestores das Instituições de Gurupi e realizada pela Fundação Unirg, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Governo do Estado - por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) -, Sebrae e Sindicato Rural de Gurupi.

Tema

A 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o país de 23 a 29 de outubro e traz como temática central "A Matemática está em Tudo". A ideia do evento é aproximar a ciência e a tecnologia da população, com das atividades que estimulem a curiosidade e motivem as pessoas a enxergar um mundo em que a ciência e a matemática permeiam tudo à sua volta, em especial a natureza.
 
Seguindo esta temática central, a III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi traz como tema a Sequência de Fibonacci, uma sequência de números que está presente em diversos elementos da natureza como na cauda de um pavão, de um camaleão, um girassol ou mesmo na concha de um caracol, animal símbolo do evento. A programação completa do evento está disponível em: https://www.sicteg.com.br/.
 
Fecit
 
Ainda como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Governo é parceiro na realização da 4ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2017), que tem início nesta terça-feira, 24, e se estende até o dia 27, no Ceulp/Ulbra, na Avenida Teotônio Segura, em Palmas.
 
O evento tem por objetivo mobilizar a população em torno de atividades de ciência e tecnologia e é destinado a instituições de educação básica (Ensino Fundamental e Médio) das escolas estaduais, municipais e particulares, bem como as Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Tocantins.
 
A Feira conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Agência de Turismo/Agetur, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), e apoio de diversas instituições.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus