Friday, 22 de March de 2019

ESTADO


Saúde

Governo do Estado tem 24 horas para providenciar leitos de UTI a 15 pacientes do HGP

01 Jun 2018    12:12
DPE-TO / Divulgação Governo do Estado tem 24 horas para providenciar leitos de UTI a 15 pacientes do HGP Sala no HGP para novos leitos de UTI sem funcionar por falta de equipamentos

A Justiça determinou que o Estado do Tocantins disponibilize, de forma imediata, 15 leitos de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) para atendimento integral dos pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP) representados pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em ação protocolada no fim da tarde desta quarta-feira, 30. O prazo para atendimento da determinação é de 24 horas sendo que, em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50 mil, até o limite de R$ 500 mil.


A decisão atende solicitação da DPE-TO que constatou, por meio de vistoria realizada no HGP, 15 pacientes na fila de espera por vaga em leitos de UTI. Conforme a decisão, o Estado deve providenciar os leitos em rede pública ou privada, mediante custeio por parte do Estado, a fim de garantir o atendimento necessário.


Para a Justiça: “Cumpre observar que os cidadãos que necessitam de tratamento em caráter de urgência não podem esperar pela prestação de serviços de saúde imprescindíveis em razão de questões burocráticas, cabendo ao Poder Judiciário, quando provocado, assegurar o implemento do direito constitucional à saúde, em especial por ser demanda de pacientes que necessita de vaga de UTI com urgência”.


Vistoria
Em vistoria realizada na tarde desta quarta-feira, 30, no HGP, o Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria constatou 15 pacientes na fila de espera por vaga em leitos de UTI no Hospital.

Paralelo a isso foi constatado, ainda, que no HGP há um espaço reservado para seis novos leitos de UTI, mas o serviço ainda não funciona, conforme o Nusa, por falta de equipamentos e materiais necessários.  

A ação foi protocolada na Justiça no fim da tarde de quarta-feira, 30, após a vistoria. A decisão foi expedida na mesma data.

COMPARTILHE:


Confira também:


Relações Internacionais

Trump sinaliza que vai facilitar visto para brasileiros, diz Bolsonaro

Presidente comentou viagem aos EUA em transmissão ao vivo na internet

Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte

Segundo o delegado responsável pela operação, Thiago Bustorff, as diligências estão ocorrendo nos municípios de Araguatinas, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas.


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio

Ainda de acordo com o delegado, a operação ainda está em curso, sendo que a suposta autora foi presa e encaminhada para a unidade prisional feminina de Palmas.


Sustentabilidade

Bandeirantes comemora ações e resultados no Dia Mundial da Água

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país


Palmas

Força Tática do 1° BPM realiza prisão de autores de vários roubos na Região central da Capital


Ensaio Fotográfico

Vamos falar de Síndrome de Down


São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira