Tuesday, 16 de October de 2018

ESTADO


ESTADO

Governo do Tocantins integra conselho da Reserva da Biosfera do Cerrado

13 Jul 2018    14:16
SECOM/Divulgação Governo do Tocantins integra conselho da Reserva da Biosfera do Cerrado Parque Estadual de Lajeado

A Reserva da Biosfera do Cerrado, criada há 25 anos pelo Ministério do Meio Ambiente, inicia pela primeira vez suas ações, com a composição de órgãos estaduais e distrital, do meio ambiente integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente, incluindo o Tocantins. A participação do Estado ocorre por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), sendo que a portaria foi publicada no Diário Oficial da União http://bit.ly/BiosferaCerrado.

Junto com o Tocantins participam também os estados de Goiás, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal. O conselho deliberativo será formado por representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil organizada. A Semarh indicou ainda a participação do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), instituição vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Organização Não Governamental Ame Ama, do Instituto Araguaia e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet).

De acordo com a Portaria, os objetivos da Reserva da Biosfera do Cerrado são aprovar a estrutura do sistema de gestão do Cerrado e de coordená-lo; incentivar a criação, a implementação e o pleno funcionamento dos comitês estaduais e distrital, da Reserva da Biosfera do Cerrado; elaborar os planos de ação; e propor projetos estratégicos para a consolidação da área delimitada.

O primeiro encontro do conselho deliberativo está previsto para meados de agosto e uma das pautas a ser discutida é o início  do rezoneamento da área que integra a reserva do Cerrado, com o uso de georreferenciamento.

No Tocantins, a intenção é que a inclusão aconteça como zona núcleo de todas as Unidades de Conservação Integral, além das zonas de amortecimentos com a integração das unidades de conservação de uso sustentável para uma melhor gestão.

Segundo informações da gerente de biodiversidade e áreas protegidas da Semarh, Cristiane Peres, com a atuação da Reserva, o avanço será na gestão integrada em busca de projetos de baixo impacto, visando diminuir o desmatamento. “O plano prevê a participação efetiva das comunidades tradicionais que vivem nessas regiões e dependem do Cerrado para suas atividades econômicas”, explicou.

Gestão

O mandato da primeira gestão será de dois anos. O conselho deliberativo da Reserva da Biosfera do Cerrado será formado por 23 representantes, entre titulares e suplentes. A Portaria n° 275 foi  publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, no Diário Oficial da União, da terça-feira, 10.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

16

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

RESERVA BIOSFERA CERRADO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira