Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


ESTADO

Governo do Tocantins integra conselho da Reserva da Biosfera do Cerrado

13 Jul 2018    14:16
SECOM/Divulgação Governo do Tocantins integra conselho da Reserva da Biosfera do Cerrado Parque Estadual de Lajeado

A Reserva da Biosfera do Cerrado, criada há 25 anos pelo Ministério do Meio Ambiente, inicia pela primeira vez suas ações, com a composição de órgãos estaduais e distrital, do meio ambiente integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente, incluindo o Tocantins. A participação do Estado ocorre por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), sendo que a portaria foi publicada no Diário Oficial da União http://bit.ly/BiosferaCerrado.

Junto com o Tocantins participam também os estados de Goiás, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal. O conselho deliberativo será formado por representantes de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil organizada. A Semarh indicou ainda a participação do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), instituição vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Organização Não Governamental Ame Ama, do Instituto Araguaia e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet).

De acordo com a Portaria, os objetivos da Reserva da Biosfera do Cerrado são aprovar a estrutura do sistema de gestão do Cerrado e de coordená-lo; incentivar a criação, a implementação e o pleno funcionamento dos comitês estaduais e distrital, da Reserva da Biosfera do Cerrado; elaborar os planos de ação; e propor projetos estratégicos para a consolidação da área delimitada.

O primeiro encontro do conselho deliberativo está previsto para meados de agosto e uma das pautas a ser discutida é o início  do rezoneamento da área que integra a reserva do Cerrado, com o uso de georreferenciamento.

No Tocantins, a intenção é que a inclusão aconteça como zona núcleo de todas as Unidades de Conservação Integral, além das zonas de amortecimentos com a integração das unidades de conservação de uso sustentável para uma melhor gestão.

Segundo informações da gerente de biodiversidade e áreas protegidas da Semarh, Cristiane Peres, com a atuação da Reserva, o avanço será na gestão integrada em busca de projetos de baixo impacto, visando diminuir o desmatamento. “O plano prevê a participação efetiva das comunidades tradicionais que vivem nessas regiões e dependem do Cerrado para suas atividades econômicas”, explicou.

Gestão

O mandato da primeira gestão será de dois anos. O conselho deliberativo da Reserva da Biosfera do Cerrado será formado por 23 representantes, entre titulares e suplentes. A Portaria n° 275 foi  publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, no Diário Oficial da União, da terça-feira, 10.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

29

PARABÉNS!
PARABÉNS!

31

BOM
BOM

31

AMEI!
AMEI!

27

KKKK
KKKK

29

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

25

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

27

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

RESERVA BIOSFERA CERRADO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira