Saturday, 16 de February de 2019

ESTADO


Campo

Governo mobiliza apicultores para aumento da produção tocantinense

18 Jun 2009

A Apicultura tocantinense recebe impulso para o aumento da produção. O governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e produtores de mel realizam o II Encontro de Associações de Apicultores do Estado do Tocantins. A abertura será nesta quinta, 18, às 19h, no auditório do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Durante a solenidade, acontecerá a premiação de Honra ao Mérito aos apicultores e instituições parceiras do Tocantins. A programação do evento continuará na sexta-feira, 19, no Centro de Treinamento Empresarial, com início às 8h e encerramento às 18h.

O encontro tem como objetivo levantar as demandas existentes para o fortalecimento da produção apícola no Tocantins. Segundo a gerente de núcleo da Seagro, Ana Luiza Guimarães, ao longo do dia serão explanadas palestras com temas sobre a importância dos produtos apícolas na alimentação humana, segurança no trabalho, a importância de meliponicultura para o meio ambiente, entre outros assuntos.

 

Produção e expectativa

Em 2008, os produtores apícolas do Tocantins assinaram um convênio com a Fundação Banco do Brasil para a construção de dez casas de mel e três entrepostos, no valor de R$ 1,3 milhão. O primeiro entreposto de mel do Estado, em Ponte Alta do Tocantins, já se encontra em fase de implantação e deve receber em breve o SIF - Selo de Inspeção Federal, faltando para isso apenas uma vistoria.

Atualmente, existem aproximadamente um mil apicultores, em 40 associações cadastradas, que produzem 214 toneladas de mel por ano. De acordo com o presidente da Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultura, Antonildo Medeiros, a meta para o final de 2009 é atingir a marca anual de 300 toneladas. “A expectativa para 2011 é uma produção em torno de 600 toneladas de mel por ano”, reforçou.

Participam do evento, a Fetoapi, representantes das 40 associações de produtores de mel do Estado, técnicos e pessoas interessadas na atividade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira