Tuesday, 27 de October de 2020

ESTADO


Campo

Governo mobiliza apicultores para aumento da produção tocantinense

18 Jun 2009

A Apicultura tocantinense recebe impulso para o aumento da produção. O governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e produtores de mel realizam o II Encontro de Associações de Apicultores do Estado do Tocantins. A abertura será nesta quinta, 18, às 19h, no auditório do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Durante a solenidade, acontecerá a premiação de Honra ao Mérito aos apicultores e instituições parceiras do Tocantins. A programação do evento continuará na sexta-feira, 19, no Centro de Treinamento Empresarial, com início às 8h e encerramento às 18h.

O encontro tem como objetivo levantar as demandas existentes para o fortalecimento da produção apícola no Tocantins. Segundo a gerente de núcleo da Seagro, Ana Luiza Guimarães, ao longo do dia serão explanadas palestras com temas sobre a importância dos produtos apícolas na alimentação humana, segurança no trabalho, a importância de meliponicultura para o meio ambiente, entre outros assuntos.

 

Produção e expectativa

Em 2008, os produtores apícolas do Tocantins assinaram um convênio com a Fundação Banco do Brasil para a construção de dez casas de mel e três entrepostos, no valor de R$ 1,3 milhão. O primeiro entreposto de mel do Estado, em Ponte Alta do Tocantins, já se encontra em fase de implantação e deve receber em breve o SIF - Selo de Inspeção Federal, faltando para isso apenas uma vistoria.

Atualmente, existem aproximadamente um mil apicultores, em 40 associações cadastradas, que produzem 214 toneladas de mel por ano. De acordo com o presidente da Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultura, Antonildo Medeiros, a meta para o final de 2009 é atingir a marca anual de 300 toneladas. “A expectativa para 2011 é uma produção em torno de 600 toneladas de mel por ano”, reforçou.

Participam do evento, a Fetoapi, representantes das 40 associações de produtores de mel do Estado, técnicos e pessoas interessadas na atividade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira