Friday, 26 de April de 2019

ESTADO


Campo

Governo mobiliza apicultores para aumento da produção tocantinense

18 Jun 2009

A Apicultura tocantinense recebe impulso para o aumento da produção. O governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e produtores de mel realizam o II Encontro de Associações de Apicultores do Estado do Tocantins. A abertura será nesta quinta, 18, às 19h, no auditório do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Durante a solenidade, acontecerá a premiação de Honra ao Mérito aos apicultores e instituições parceiras do Tocantins. A programação do evento continuará na sexta-feira, 19, no Centro de Treinamento Empresarial, com início às 8h e encerramento às 18h.

O encontro tem como objetivo levantar as demandas existentes para o fortalecimento da produção apícola no Tocantins. Segundo a gerente de núcleo da Seagro, Ana Luiza Guimarães, ao longo do dia serão explanadas palestras com temas sobre a importância dos produtos apícolas na alimentação humana, segurança no trabalho, a importância de meliponicultura para o meio ambiente, entre outros assuntos.

 

Produção e expectativa

Em 2008, os produtores apícolas do Tocantins assinaram um convênio com a Fundação Banco do Brasil para a construção de dez casas de mel e três entrepostos, no valor de R$ 1,3 milhão. O primeiro entreposto de mel do Estado, em Ponte Alta do Tocantins, já se encontra em fase de implantação e deve receber em breve o SIF - Selo de Inspeção Federal, faltando para isso apenas uma vistoria.

Atualmente, existem aproximadamente um mil apicultores, em 40 associações cadastradas, que produzem 214 toneladas de mel por ano. De acordo com o presidente da Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultura, Antonildo Medeiros, a meta para o final de 2009 é atingir a marca anual de 300 toneladas. “A expectativa para 2011 é uma produção em torno de 600 toneladas de mel por ano”, reforçou.

Participam do evento, a Fetoapi, representantes das 40 associações de produtores de mel do Estado, técnicos e pessoas interessadas na atividade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira