Thursday, 09 de July de 2020

ESTADO


Tocantins

Grupo gestor do plano estratégico de retirada da vacinação antiaftosa reúne para discutir ações

16 Feb 2019
Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins Grupo gestor do plano estratégico de retirada da vacinação antiaftosa reúne para discutir ações

O grupo gestor do plano estratégico para retirada da vacinação contra febre aftosa reuniu na tarde desta terça-feira, 12, na sede da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Palmas para avaliarem o andamento do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa e planejar as próximas ações.

Na reunião foram abordadas as recomendações feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o Estado faça as adequações. E de acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes, a Agência está tomando as providências para atender os apontamentos dentro dos prazos propostos. Ele ainda comunicou que serão realizados outros seminários sobre a retirada da vacina contra aftosa nas cidades de Araguaína, Gurupi, Taguatinga e Araguatins.

O presidente do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), Saddin Bucar Figueira destacou a necessidade de ampliar a comunicação sobre a retirada da vacinação para que os produtores rurais tenham todas as informações sobre o assunto.

O Tocantins faz parte do bloco IV, onde a retirada da vacina está prevista pra ocorrer até 2021, depois disso, será preciso aguardar no mínimo um ano, sendo observado e monitorado. Se tudo ocorrer dentro do previsto, em 2023 o Estado alcança o status internacional de livre sem vacinação.

Fazem parte do Grupo Gestor; Adapec, Fundeagro, Secretaria da Agricultura do Estado do Tocantins, Superintendência Federal da Agricultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e o Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes).  

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 439 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 13.440 casos no total, destes, 8.517 pacientes estão recuperados, 4.690 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 233 pacientes foram a óbito.

Biodiversidade

Tocantins inicia monitoramento do período reprodutivo 2020 do Pato mergulhão no Jalapão

O Governo do Tocantins tem o compromisso de cumprir o calendário de monitoramento da espécie, firmado com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN/ICMBio)


Covid-19

Governador vistoria instalações de hospital contratado para atender pacientes da Covid-19

Pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos clínicos


Meio Ambiente

Governo do Tocantins suspende autorização para queima controlada até novembro

Portaria foi publicada no último dia 7; o aumento dos riscos de incêndios causado pela baixa umidade do ar, aumento da temperatura média no Estado e vegetação seca com grande potencial de queima são as justificativas para a proibição do uso do fogo no mane


Aprovação de Matérias

Assembleia encerra primeiro semestre após diversas matérias aprovadas


Paraído do TO

Bombeiros militares atuam em combate a incêndio em carga de madeira na BR-153


Desempenho

Tocantins alcança segundo lugar no ranking de monitoramento da Agência Nacional de Águas


Cultura

Prazo para cadastro de eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura termina na sexta


Campus Party

Norte Agropecuário será apresentado em evento com participação de referências mundiais no debate da transformação tecnológica


Cronograma

Prevenção contra incêndios florestais para este ano está na fase final



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira