Tuesday, 27 de October de 2020

ESTADO


Estado

Incubadora de empresas da Unitins busca certificação como referência de novos empreendimentos

29 Jan 2011

Cumprir as exigências do Sebrae Nacional para obter a Certificação Cerne Nível 1, se tornando Centro de Referência de Novos Empreendimentos. Essa é uma das principais metas do CDTI – Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Inovadora da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, que cuida do projeto de incubadora de empresas. A meta foi estabelecida a partir da visita da consultora do Sebrae, Jane Márcia Moura, que esteve em reunião com o coordenador da CDTI, Nélio Noleto Ribeiro, para obter informações sobre os trabalhos realizados junto às pequenas empresas atendidas.

Jane explicou que esse levantamento sobre o atendimento que as incubadoras de empresas estão prestando está sendo orientado pelo Sebrae Nacional e abrange as incubadoras de empresas de todos os estados da Região Norte. “Estamos levantando informações junto às incubadoras e às empresas atendidas e estas informações serão utilizadas para nortear o próximo edital do Sebrae destinado ao repasse de recursos”, disse. Ela explicou, também, que o Sebrae Nacional dispõe de recursos para auxiliar essas empresas e, muitas vezes, por falta de condições técnicas das incubadoras, elas deixam de receber os recursos ou de aplicá-los.

Jane se mostrou satisfeita com os resultados apresentados pelo CDTI da Unitins, que cumpriu a primeira meta estabelecida quando do último edital, 001/2008, com vigência de aplicação dos recursos para os exercícios de 2009/2010, que era dobrar o número de empresas incubadas. “Passamos de quatro para dez empresas atendidas com consultoria contábil, de programação visual e posicionamento no mercado”, informou Nélio Noleto.

Para conseguir a certificação Cerne Nível 01, condição para participar do próximo edital do Sebrae Nacional que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano, o CDTI precisará contar com a consultoria direta de três professores. Nélio acredita que isso não será problema, uma vez que existe no quadro da Unitins professores com alto nível de qualificação, aptos a atuarem como consultores do CDTI.


EMPREENDEDORISMO
Durante a visita à Unitins, Jane esteve com a pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Ribas, que garantiu total apoio ao CDTI. “Queremos um olhar especial para o CDTI porque entendemos que a universidade tem um papel importante na formação de empreendedores e auxílio técnico para que as empresas tenham vida mais longa e possam gerar os empregos e que ajudam no desenvolvimento local”, justificou a pró-reitora.

A consultora do Sebrae acredita que a instituições de ensino superior precisam rever a maneira como formam os alunos para que contribuam efetivamente com o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde estão inseridas. “As universidades hoje formam alunos para ser empregados e não empregadores ou empreendedores e projetos como empresas juniores e incubadoras de empresas, que têm a parceria e recursos financeiros do Sebrae, têm muito o que contribuir para mudar essa visão”, concluiu. (Informações da ascom/Unitins)

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira