Sunday, 18 de August de 2019

ESTADO


Unitins

Instituição amplia debate para o Sistema Prisional

13 Aug 2008

O sistema penitenciário brasileiro recebe a cada ano um número maior de internos. Nos últimos dois anos, o aumento foi de 17% em presídios brasileiros. No Tocantins, a população prisional, que era de 1.181 em 2005, passou para 1.932 em 2007. Os dados são do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão ligado ao Ministério de Justiça que, complementados por pesquisas do Ministério da Educação, indicam que 90 % dos presos no Brasil são analfabetos.

Para contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais com foco na reintegração do presidiário, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) oferece a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas no Sistema Prisional na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O curso é destinado aos agentes prisionais e penitenciários, profissionais envolvidos no processo educativo e de outras áreas de atuação.

Segundo o coordenador do curso, Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior, a diferença fundamental desse curso é a ampliação do debate com outras profissões. “Até então, nós tínhamos especialização no sistema prisional voltada para as pessoas que já atuam na área, mas não havia uma que fizesse a ponte entre Educação e Segurança, além de ser um curso que vai formar profissionais de todo o Brasil”, afirmou Porto Júnior.

Na primeira experiência na modalidade EaD, professores e alunos atuam em conjunto para a avaliação e implementação da metodologia, com uma plataforma que integra a parte dos recursos audiovisuais. “No curso, o professor interage por meio de chat (do inglês, que quer dizer conversa, bate-papo, nesse caso, através da Internet), do fórum, além de o aluno poder assistir às web-aulas e vídeos relacionados em outros momentos. “A proposta é que as Secretarias de Educação e de Justiça de todos os estados brasileiros possam ter acesso a um programa testado e validado pelos próprios professores e agentes prisionais que vão ser formados aqui, no Tocantins”, completou o coordenador da pós-graduação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

PGR pede acesso a inquérito sobre investigação do caso Marielle

Raquel Dodge vai analisar pedido de federalização

Jalapão

Carlesse apresenta o Jalapão ao Ministro do Turismo e solicita parceria para melhorar infraestrutura

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estiveram na manhã desta sexta-feira, 16, visitando a região do Jalapão. Durante a visita, além de conhecer os principais pontos atrativos e serviços ofer




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira