Tuesday, 16 de October de 2018

ESTADO


ESTADO

Lançado nessa quinta-feira, 09, livro "Dicibulário" traz o registro de palavras e expressões regionais

10 Aug 2018    20:01
ASCOM/Divulgação Lançado nessa quinta-feira, 09, livro "Dicibulário" traz o registro de palavras e expressões regionais José Maciel de Brito e Boleslaw Daroszewski Júnior durante noite de autógrafos na noite desta quinta-feira, 09

“Empanzinado – diz se daquele que exagerou na comida...”, este é um dos 743 vocábulos, 1.493 expressões populares que estão no livro “Dicibulário — Dicionário de Vocábulos e Expressões — O Humor Levado a Sério”, dos escritores José Maciel de Brito e Boleslaw Daroszewski Júnior (Bolecho), lançado no Núcleo de Leitura e Arte (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho na noite desta quinta-feira, 09.

 

São palavras e expressões que estão na linguagem diária das pessoas, principalmente do interior, mas que ainda não foram incorporadas aos dicionários, e pensando em registrar e resgatar essas expressões surgiu o Dicibulário, explicou José Maciel. “Como eu uso muito essas expressões, amigos, familiares viviam sugerindo que a gente escrevesse um livro, e água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, e aí resolvemos escrever”, contou José Maciel.

 

Já Boleslaw Daroszewski Júnior ressaltou a importância dos regionalismos na língua do País.  “Os regionalismos da Língua Portuguesa sempre me atraíram e percebo que a cultura popular brasileira é desvalorizada e acaba perdendo suas raízes e autenticidade. É imortalizar a forma mais simples das expressões populares, ainda que em desacordo com a doutrina e regras gramaticais pátrias”, disse.

 

Dicibulário

 

"Dicionário de Vocábulos e Expressões — O Humor levado a Sério" apresenta provérbios, ditos populares e regionalistas, frases intelectuais e máximas numa mesma peça. São 743 vocábulos, 1.493 expressões populares (provérbios, ditos populares e regionalistas, frases intelectuais e máximas), 201 citações referenciadas e 38 referências bibliográficas (obras/ links de referências/ consultas), abrangendo culturas de todas as regiões do território nacional, com ênfase nas culturas nortista e nordestina, entre outras.

 

Os autores

 

José Maciel de Brito é advogado, ex- professor universitário assistente de Direito Eleitoral do Centro Universitário Unirg de 2004-2012, jornalista, acadêmico de literatura ocupando a Cadeira nº 25 da Academia Gurupiense de Letras (AGL), da qual foi presidente de 2011-2017, autor dos seguintes títulos literários: A Falência do Estado Legal (2002); 22º. Edição (2017); O Preço da Utopia (2004); O Brasil e os Brasis — Da Invasão à Extorsão (2007); Noções de Cidadania Infanto-Juvenil (2007); O Filho Pródigo do Araguaia (2008); Brasil: Fundamentos da República (2009); O Gigante Adormecido (2010); Assistencialismo: Instrumento de Alienação Social (2010); Contrasteando o Direito em seu Amplo Sentido (2011); Perfil do Judiciário Brasileiro (2011); Sucateamento das Instituições (2012); Vida, Luta e Desafios (2013); Gargalos do Brasil (2014); Criança Cidadã (2015); Código Brasileiro das Desvirtudes; Lição de vida (2017); Monografias: DW; Bem de Família - Graduação (1995); e outros títulos.

 

Boleslaw Daroszewski Júnior (Bolecho) - Engenheiro Civil, PUC-GO, 1985. Especialista em Engenharia de Estruturas, UFG-GO, 1987. Escritor, Ensaísta, Pesquisador, Ativista, Produtor Cultural, Literato, Cronista, Contista, Administrador, Ficcionista e Orador. Autor dos livros Arabarcos (Poesias-1994); O Pequeno Dicibulário — Dicionário de Vocábulos e Expressões - O Humor Levado a Sério; Organizador e revisor da Obra Araguatins Poesias; organizador/colaborador na Edição do Livro Juventude Guerra Aventura, do Memorialista Boleslaw Daroszewski; Membro da Academia Tocantinense de Letras; é um dos autores estudados na “Antologia de Autores Tocantinenses”, de Márcio Barcelos Costa; Biografado no Dicionário Biobliográfico do Tocantins, de Mário Ribeiro Martins.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

20

BOM
BOM

29

AMEI!
AMEI!

23

KKKK
KKKK

22

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

expressões regionais

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira