Sunday, 23 de September de 2018

Sunday, 23 de September de 2018

ESTADO


ESTADO

Material do futuro: Pesquisas apontam Tocantins com grande quantidade de grafeno no subsolo

01 Aug 2018    11:19    alterado em 01/08 às 11:38
SECOM/Divulgação Material do futuro:  Pesquisas apontam Tocantins com grande quantidade de grafeno no subsolo A quantidade de grafite encontrada no Tocantins daria para ser explorada durante 50 anos, transformando o estado em um celeiro da geração de emprego e renda para população

Imagine usar uma roupa que controla a temperatura corporal, ter um celular flexível, ou então poder recarregar uma bateria de alta potência em apenas 12 minutos. Isso tudo será possível em um futuro próximo graças ao grafeno, material composto de átomo de carbono extraído do grafite, visto pelo mundo científico como a grande revolução tecnológica do século XXI.

 

O grafeno é o material mais forte, mais leve e mais fino conhecido na atualidade. Empresas e cientistas apostam no composto químico como a revolução na indústria de eletrônicos, projetando uma nova geração de componentes e dispositivos. Com isso, o Tocantins pode se tornar o grande celeiro na área da pesquisa e tecnologia.

 

Estudos realizados no Tocantins mostram que o estado tem grande potencial para explorar o produto. De acordo com Antônio Aier Lopes Pereira, que atua há 24 anos no setor mineral e possui direitos minerários do subsolo de áreas com grande concentração de grafite em Palmas, Porto Nacional e Monte do Carmo, estudos feitos por pesquisadores internacionais apontaram que somente nos três municípios há concentração de mais de 100 milhões de toneladas de grafite. “A partir desse grafite, conseguiremos extrair o grafeno e também o manganês e o cobalto”, disse.

 

O minerador explicou que as pesquisas custaram mais de 5 milhões de dólares e foram pagas com recursos particulares. “Já recebi várias propostas para exploração desse minério, mas recusei. Minha intenção é fazer com que o recurso seja explorado, mas que as indústrias venham investir aqui no Tocantins para produção dos produtos. Estamos em contato com diversos fabricantes de tecnologia e negociando a vinda de uma fábrica para se instalar no estado”, contou.

 

Após a fase de pesquisas, Antônio Aier busca financiamento para investir na exploração do minério. “Os custos ficam em torno de 20 milhões de dólares. Temos algumas linhas de financiamentos internacionais que podem ser captados para o investimento nesse processo. Quando isso se concretizar, o Tocantins virará um grande celeiro de geração de emprego e oportunidades para sua população”, previu.

 

O minerador Antônio Aier também explicou que o grafite encontrado nessa região do Tocantins não é contaminado e possui alta qualidade. “O tipo de grafite encontrado aqui, com a qualidade que temos, só é encontrado em outra região do Brasil que é o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Isso nos coloca em uma posição bem confortável para comercializar o minério”, garantiu.

 

No Brasil, já existem investimentos reais na pesquisa do minério: a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, arrecadou investimentos para construir o primeiro centro de pesquisa de grafeno. 

 

Uma porta para o futuro

 

No ano passado, a Samsung revelou avanço em uma pesquisa que faz sobre bateria com grafeno. A empresa afirmou que uma bateria à base de grafeno poderia ser recarregada totalmente em apenas 12 minutos; as de lítio-íon atuais requerem uma hora. A nova bateria também poderia ser usada para veículos elétricos, pois manteria a estabilidade a temperaturas de até 60°C.

 

Graças ao grafeno, um carro elétrico poderia ser recarregado em 10 minutos e teria capacidade para rodar de 300 a 500 km. “O grafeno poderá proporcionar todo tipo de dispositivos descolados e modernos, de celulares flexíveis a revistas que se conectam à internet. Tudo isso porque ele é super leve, eficiente condutor de calor e eletricidade e, grama a grama, mais forte que o aço. Três milhões de folhas de grafeno uma sobre a outra teria um milímetro de espessura, com alto grau de resistência e flexibilidade.”, concluiu Antônio Air.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

15

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

A quantidade de grafite encontrada no Tocantins daria para ser explorada durante 50 anos transformando o estado em um celeiro da geração de emprego e renda para população

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira