Wednesday, 08 de July de 2020

ESTADO


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica balanças comerciais em Araguaína e orienta comerciantes com dicas importantes

18 Mar 2020
Cejane Borges / Governo do Tocantins Metrologia Estadual verifica balanças comerciais em Araguaína e orienta comerciantes com dicas importantes

Atendendo ao Plano de Trabalho 2020, pactuado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realiza rotineiramente o processo de Verificação das Balanças Comerciais, com a vistoria do dispositivo de pesagem em farmácias de manipulação, supermercados, açougues, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e demais empresas que utilizam do equipamento para medição de produtos. A ação verificatória do instrumento é um procedimento normal para o dia a dia dos comerciantes varejistas e atacadistas que contam com produtos vendidos a peso em seus estabelecimentos comerciais.

Para realizar a ação, técnicos da área de Instrumentos da Agência de Metrologia estarão no município de Araguaína, região norte do Tocantins, de 16 a 27 de março. É importante destacar que toda balança utilizada para atividade econômica deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Inmetro, em conformidade com a Portaria 236/94, e ser verificada periodicamente pela Metrologia Estadual. Isso significa também que o equipamento não pode ser pirata ou de uso doméstico, cujos modelos não são apropriados para uso comercial.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, a ação reforça a presença da Metrologia nas relações de consumo, assegurando à população que os instrumentos de pesagem estão em perfeitas condições. “É nosso papel verificar se as balanças comerciais estão em conformidade com a legislação vigente”, informa o presidente.

 

Peso conferido e Selos de Identificação

O objetivo da Verificação das Balanças Comerciais é identificar se as informações do equipamento estão corretas, bem como averiguar o Erro Máximo Admissível (EMA) e os selos do Inmetro, que devem estar presentes em todos os equipamentos. A Agência de Metrologia reforça que toda balança comercial tem adesivo de identificação que informa se o equipamento está aferido e adequado para o uso.

São três os tipos de Selo de Identificação: Inicial, que é o adesivo que vem com a balança nova quando ela é adquirida e que permanece até a primeira visita técnica metrológica; Selo de Verificação Subsequente, que é o adesivo que indica que o equipamento foi verificado pela equipe delegada do Inmetro e que está em conformidade para uso até a próxima visita; Selo de Verificação de Reparação que é o adesivo que indica que o equipamento foi reparado na oficina de manutenção permissionária acreditada pelo Inmetro e que haverá uma nova visita para verificação pós-reparo.

 

Confiança para comerciantes e consumidores

A balança aferida nos ensaios metrológicos é uma segurança a mais para quem vende e para quem compra produtos que passam por pesagem.  O Inmetro atua visando a concorrência leal e assegurando a legitimidade das relações entre empresas e consumidores. “Faz parte do nosso trabalho garantir que as transações comerciais são realizadas sem que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo em uma compra ou venda de algo medido pelo peso”, pontua o presidente da AEM, Rérison Castro. Além disso, o equipamento verificado e aprovado atesta que a empresa está atuando em conformidade com a legislação metrológica, assegurando que prioriza também o respeito ao cliente.

 

Participação do Consumidor

Na hora das compras, cabe ao cidadão estar sempre atento ao Selo Inmetro e à portaria de aprovação do modelo do equipamento. A balança legal, adquirida no comércio formal, conta com uma placa na lateral com a etiqueta que tem a Portaria de Aprovação de Modelo (PAM). E, quem quiser ver o lacre de cor amarela, que indica que a balança está verificada e própria para uso, pode observar logo abaixo da bandeja do equipamento. Vale ressaltar que o equipamento sem lacre tem a grande possibilidade de ser pirata e de não estar com os dados legais, podendo inclusive ludibriar o consumidor.

 

Diga não ao equipamento pirata

Infelizmente, ainda existem comerciantes que fazem uso de Balanças Comerciais piratas, ou seja, equipamentos não condizentes com o uso e que não são aprovados pelo Inmetro. No caso da vistoria da Metrologia Estadual identificar um equipamento impróprio, o mesmo é objeto de apreensão e é aplicada sanção administrativa à empresa.

 

Verificação em números

Durante o período da ação, a Metrologia Estadual tem como meta verificar cerca de 1092 balanças comerciais em Araguaína. Os ensaios metrológicos são realizados no próprio estabelecimento comercial, verificados com os padrões de massa devidamente calibrados. As balanças são verificadas e certificadas quando aprovadas para o uso. São realizados testes de nivelamento, repetibilidade, pesagem de canto e carga máxima.

Se algum equipamento estiver com irregularidades, como, por exemplo, modificar o peso visando apropriação indébita para o comerciante, o equipamento será lacrado na cor vermelha e será aplicada sanção à empresa, por enganar o consumidor.

Após o erro identificado, o equipamento deverá ser reparado em oficina de manutenção permissionária credenciada e acreditada pelo Inmetro para posterior visita e verificação da balança junto à equipe técnica da AEM.

A validade da verificação deve ser determinada em anos, após a expiração do ano calendário no qual o instrumento foi verificado pela última vez.

 

Dicas para comerciantes

·         O Inmetro recomenda que o comerciante jamais utilize equipamento pirata e sem a Portaria de Aprovação de Modelo.

·         Equipamento sem selo e sem lacre é passível de sanção e de multa.

·         Balança é um equipamento de medição e de precisão. A manutenção corretiva ou preventiva só deve ser realizada em Oficinas Permissionárias Acreditadas.

·         Mantenha o equipamento em local nivelado, com superfície plana e forte para suportar o peso colocado.

·         Instale a balança em local iluminado e de livre acesso ao consumidor, em plataformas sólidas, niveladas e sem calço.

·         Não instale ventilador de teto direcionado para a balança, pois este pode influenciar nas pesagens.

·         Na dúvida se o equipamento está apropriado, solicite a visita técnica da Metrologia Estadual.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Lockdown

Sistemas Penitenciário deflagra quinta fase da Operação Lockdown

A Operação visa limitar o recebimento de novos presos às unidades prisionais do Tocantins durante a pandemia do novo coronavírus

Unitins/Sisu

Inscrições abertas para 280 vagas na Unitins para ingresso no semestre 2020/2 via Sisu

Vagas são ofertadas nos câmpus Palmas e Paraíso; inscrições acontecerão até o dia 10 de julho pelo site do Sisu


Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira