Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESTADO


Japão

Missão tocantinense ao Japão solicita cooperação técnica para o escoamento de grãos

22 Sep 2017

Ivonete Motta/Governo do Tocantins
 
O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do governo do Japão (MAFF)  assumiu o compromisso com o governador Marcelo Miranda de analisar com o maior interesse, o pleito apresentado pelo governo do Tocantins durante reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (22), horário de Tóquio, último dia de agenda comitiva naquele país. Marcelo Miranda solicitou ao órgão governamental, a realização por meio de cooperação técnica, de um estudo de avaliação da logística de grãos na região Norte, visando identificar gargalos que necessitem de correção e identificar outras opções logísticas que possam dar maior competitividade aos investidores.

A ideia é que o estudo seja realizado em parceria com empresas instaladas no Tocantins e que e que realizam suas operações via Porto do Itaqui, no Maranhão. O conselheiro Tadashi Sato, que representou o vice-ministro para negócios internacionais do MAFF, Hiromichi Matsushima, sinalizou com a oportunidade de cooperação via instituições pública de pesquisa, mas assegurou que vai identificar a modelo mais adequado para realizar esta parceria com o Tocantins.  O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Oswaldo Stival Júnior colocou a instituição à disposição do ministério japonês para esta ou outra cooperação que possa dar mais um passo rumo à industrialização da agroindústria tocantinense, um negócio que segundo ele, seguramente terá a participação de empresas japonesas.
 
Porto
 
O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, que acompanhou a comitiva, destacou que o Tocantins e o Maranhão estão alinhados numa estratégia de oferecer melhores condições para a expansão da produção de grãos na região. "Estamos investindo na melhoria de armazenagem e logística de transporte via Itaqui, para os mercados da Ásia, especialmente o Japão", acrescentou.
 
Segundo Lago, cerca de 50% da produção de grãos se encontra na região Norte, no entanto a maior parte das exportações ainda é feita pelos portos de Santos e Paranaguá. " A inauguração do Porto do Itaqui, com o apoio de empresas japonesas, está mudando essa realidade", assegurou. Lago também se colocou à disposição para apoiar as tratativas que visam a cooperação do MAFF com o Tocantins.
 
Tocantins Agro
 
O secretário de Estado do  Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cultura e Turismo do Tocantins, Alexandro Castro  conta que o projeto Tocantins Agro já foi apresentado a representantes do MAFF durante seminário realizado em São Paulo e reforçou que o estado busca aumentar a produção agrícola e transformar a proteína vegetal em proteína animal, viabilizando a cadeia produtiva de aves e suínos, mas esse avanço passa pela adequação da infraestrutura logística da região.
 
Líder do Partido da República no Senado, Vicentinho Oliveira disse que o ministério dos Transportes também está à disposição do governo japonês para a continuidade dessas tratativas. O ministro Maurício Quintela é do mesmo partido do Senador.
 
Japoneses no Tocantins
 
Sato aproveitou para pedir a Miranda apoio a simplificação do sistema tributário, que segundo ele, se implementado, vai criar um ambiente mais propício à realização de investimentos de empresas japonesas no Brasil e também que a comunidade japonesa no Tocantins participe do intercâmbio entre o Japão e o Brasil.

Miranda disse que seu governo já atua pela modernização da política tributária brasileira e anunciou que dentro de seis meses deverá ser convalidada a unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dando mais segurança jurídica aos investidores. Assegurou também que a comunidade nipo-brasileira que vice no Tocantins terá todo apoio do governo estadual.
 
Toyota Tsusho
 
A última atividade de Marcelo Miranda e sua comitiva foi na Toyota Tsusho Corporation, Grupo Toyota, empresa que já opera no Tocantins no mercado de grãos, por meio da Nova Agri, adquirida há cerca de três anos e conta com três armazéns e um terminal em Palmeirante. Miranda foi recebido por Yoshicoko Miura, executivo responsável pela divisão de alimentos e consumo da companhia. O governador solicitou a Toyota Tsusho ampliar a oferta de armazéns no Estado, área em que o Estado tem deficiência e a convidou para investir no Estado na produção de ovos orgânicos, uma vez que a em presa pretende investir nesse negócio e estuda onde se instalar. "Temos todo interesse em atrair esse investimento e oferecemos à empresa os benefícios fiscais de crédito e de estrutura, que estiver ao nosso alcance para que ela se instale em nosso estado", reiterou Marcelo.
 
Miura explicou que a aquisição da Nova Agri foi o maior investimento feito pela Toyota Tsusho no setor de alimentos e disse que a empresa tem como estratégia atuar no processamento de alimentos, integração, esmagamento de soja para farelo e refino de óleo, produção de ovos orgânicos, além da produção de grãos para exportação. Disse que problemas ligados ao transporte ferroviário e de armazenagem precisam ser resolvidos, ao que Miranda se prontificou a apoiá-los integralmente.

"Deixo a terra do sol nascente muito satisfeito com o que conquistamos até aqui. Viemos aqui em busca de parceiros para continuar a construção desse jovem estado, que está pronto para dar um novo salto no seu desenvolvimento e se posicionar como o celeiro do mundo, e contamos com o mercado japonês para isso", concluiu o governador.  A Toyota Tsusho delegou a um de seus executivos a responsabilidade pela continuidade dos entendimentos com o Tocantins.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira