Friday, 26 de April de 2019

ESTADO


ESTADO

Monumento Natural das Árvores Fossilizadas realiza prevenção às queimadas

20 Jul 2018    12:51    alterado em 20/07 às 12:54
SECOM/Naturatins Monumento Natural das Árvores Fossilizadas realiza prevenção às queimadas Aproximadamente 70 km de aceiros negros foram realizados na gestão do Monaf

Nesta sexta-feira, 20, o Instituto Natureza do Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da supervisão do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), localizado no distrito de Bielândia, município de Filadélfia, distante 479 km de Palmas realiza ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) nas rodovias TO 222 e 130.  A medida tem como objetivo prevenir os incêndios florestais neste período de estiagem.

 

Para este ano o Naturatins através do Governo Estadual contratou 11 brigadistas e disponibilizou ao Monaf para formar a Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que está  trabalhando a aplicação das práticas do MIF. A ação iniciou no mês passado e segue neste mês de julho. A supervisão informou que foram realizados nas margens das referidas rodovias, aproximadamente 70 km de aceiros negros.

 

Em relação aos riscos de incêndio, o supervisor da unidade de conservação, Hermísio Alecrim Aires, explica “na região de Bielândia existe uma grande área de cerrado nativo com histórico de incêndios florestais, mais que está sendo manejada com aceiros preventivos com ajuda dos proprietários rurais, no sentido de prevenir possíveis incêndios”, adiantou.

 

O supervisor salienta que o essa área foi manejada no ano de 2017 e os riscos de incêndios para esse ano são bem menores, pois como há criação de gado na área, o capim que serve de combustível para o fogo encontra-se baixo. 

 

Fogo controlado

 

O aceiro negro é uma estreita faixa de terra, queimada em volta da unidade de conservação, para evitar que um foco de incêndio iniciado do lado de fora atinja o interior da unidade. O aceiro é feito com o uso do fogo controlado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira