Tuesday, 17 de September de 2019

ESTADO


Viver

Mostra de pratos FGT supera expectativas de expositores e clientes

20 Jul 2018    16:49    alterado em 20/07 às 16:51
ASCOM/Divulgação Mostra de pratos FGT supera expectativas de expositores e clientes Prévia conta ainda com saborosas sobremesas

Desde 2017, o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) ganhou uma ação de divulgação prévia do evento durante a temporada de férias, na Praia da Graciosa, que nesta semana de 19 a 22 de julho, traz mais 17 barracas com pratos que estarão em Taquaruçu a partir do dia 5 de setembro na 12ª edição da festa gastronômica.

 

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, acentua que a divulgação, que também aconteceu dos dias 12 a 15 de julho, pretende fortalecer a economia do setor de alimentos e das pessoas inseridas, treinar o tempo de execução, aferir o consumo e demanda das comidas que vão concorrer ao prêmio de 2018, além de promover a exposição de cerca de 70% de todas as categorias, uma vez que houve rodízio das barracas durantes as duas semanas em que esteve na graciosa.

 

Assis realça que além de divulgar os pratos, reforça a ideia de que os festivais têm como objetivo divulgar a gastronomia local e regional, bem como os estabelecimentos participantes. “Os eventos são focados na identidade cultural de cada região e ajudam a fortalecer a economia e a gastronomia como um importante atrativo turístico”, disse.

 

Expositores


A degustação do festival exposto durante prévia tem sido uma ação de sucesso entre os participantes do festival e do público presente e tem lotado a Praia da Graciosa. Alonso Mendes Júnior, que participa com o prato ‘Lasanha banana da terra’ afirma que está sendo bem aceito pela clientela. “O pessoal vem aqui experimentar, e nós vamos poder treinar tanto a qualidade quanto a quantidade dos nossos produtos”, disse.

 

Mendes Júnior destaca ainda que apesar de estar ansioso pela festa, estão preparados para seguir a grandiosidade do festival com sete pessoas trabalhando todos os dias do evento. “Além da minha, são mais sete famílias representadas, com geração de emprego e renda” finalizou.

 

Do mesmo modo Sancleito Tavarez, participante com o prato ‘Empadinha com creme de abóbora e massa podre’ declarou que participa pela segunda vez, e que percebeu que a divulgação prévia contribuiu com o sucesso nas vendas no festival. “Ano passado divulgamos e tivemos uma resposta positiva nas vendas. Este ano mudamos o prato e precisamos experimentar”.

 

“Em 2017 estava com cinco pessoas, agora dobramos o número dos colaboradores, sendo duas pessoas com carteira assinada”, disse o microempreendedor Tavarez”.

 

Clientes e Turistas


Presente durante a degustação na Praia da Graciosa, a bancária Lídia Mara do Amaral, falou sobre os pratos e ressaltou que conhece o festival desde o início e como tem crescido nos últimos anos. “Eu comi a ‘Empada Calassio’, sabor de banana com carne de sol, uma delícia, um prato que dá pra comer e ficar satisfeito”.

 

Em seguida Lídia Amaral declarou: “Eu amo o festival, amo Taquaruçu, e cada dia a festa está melhor, inclusive com relação ao trânsito”.

 

A engenheira, Rosemeire Duarte, que degustou o mesmo prato comentou sobre a importância de se estruturar antes, com uma prévia para corrigir possíveis erros e melhorar a qualidade. “Essa degustação dos pratos do festival também nos faz lembrar de Taquaruçu, com seu um clima agradável, ar turístico de cidade antiga e do interior, características que também garantem sucesso ao evento”.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira