Thursday, 18 de October de 2018

ESTADO


Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

21 Sep 2018    23:49
MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Foi concedida na noite desta quarta-feira, 19, decisão que atende aos pedidos do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE) e determina que o Secretário Estadual de Saúde apresente, em um prazo de 10 dias, informações acerca do serviço de coleta de lixo e falta de higiene nas dependências do Hospital Regional de Araguaína.

Os pedidos do MPE foram propostos pela 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que relatou denúncias de acúmulo de lixo e, até a presença de roedores nas instalações do maior hospital da região norte do Tocantins, fatos que foram denunciados pela imprensa. O MPE reitera informações anteriores sobre acúmulo de lixo hospitalar, que já havia sido objeto de pedidos pela Promotoria de Justiça.

O Poder Judiciário acatou os pedidos do MPE para que seja realizada auditoria extraordinária, pelo Tribunal de Contas do Estado, quanto ao serviço de coleta de resíduos sólidos, com o objetivo de averiguar os motivos das seguidas contratações emergenciais que ocorrem desde o ano de 2016, sem que se conclua a licitação, além de outras irregularidades, como eventuais inadequações e suspensões.

Também foi definido um prazo de 10 dias para que a Secretaria de Estado da Saúde elabore cronograma para retirada do lixo hospitalar da referida Unidade, indicando o nome da empresa responsável pela coleta do lixo. O cronograma deverá ser encaminhado à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para que, ciente do cronograma, informe ao Ministério Público Estadual e ao Poder Judiciário acerca de possíveis atrasos.

A diretoria do Hospital Regional de Araguaína deverá ser intimada a remeter todas as notificações realizadas em face das empresas de coleta de lixo hospitalar, pelo motivo de suspensão ou inadequação dos serviços, nos anos de 2017 e 2018, informando ainda as providências tomadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins.

Por fim, foi atendido o pedido do MPE para que a vigilância sanitária estadual seja intimada a apresentar, em 10 dias, relatório completo da situação atual do hospital e a realizar visitas mensais à unidade, juntando aos autos o relatório dessas inspeções.

A decisão foi concedida dentro de uma Ação Civil Pública que trata da prestação adequada, contínua, ininterrupta, eficiente e segura dos serviços de saúde prestados no Hospital Regional de Araguaína e proferida pelo juiz Alvaro Nascimento Cunha.

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado, garantindo segurança aos pacientes e profissionais de saúde. Além das diversas medidas para evitar o surgimento ou infestação de pragas, é fundamental manter regulares a destinação, transporte e acondicionamento de resíduos.

Na oportunidade, foi designada audiência judicial para o dia 18 de outubro de 2018. (João Lino Cavalcante)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

15

BOM
BOM

12

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Saúde Crise Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira