Tuesday, 20 de August de 2019

ESTADO


Justiça

MPF denuncia grupo por tráfico internacional de pessoas no Tocantins

29 Jul 2009

O Ministério Público Federal no Tocantins denunciou nesta segunda-feira, 28, sete pessoas por formação de quadrilha com objetivo de promover o tráfico internacional de mulheres para prostituição em Portugal e na Espanha. Através de divisão de tarefas, eram feitos o aliciamento, a seleção, o recrutamento e por fim o tráfico internacional de brasileiras para os dois países.

Os  portugueses Bruno Felipe Costa Sousa, Bruno José Couto Moreira e Luciano da Conceição Barreira são acusados de selecionar e facilitar a saída de mulheres do Brasil para Portugal. De acordo com o MPF/TO, eles tinham o apoio da brasileira Maria das Mercês Lima da Silva, que é acusada de providenciar hospedagem e locação de veículos, além de servir como guia em diversos municípios do Tocantins para recrutar as mulheres. Kathryn Oliveira da Cunha, também brasileira, é acusada de auxiliar os portugueses promovendo as movimentações bancárias e operações de câmbio de moeda estrangeira do grupo.

Micael de Oliveira Leite é acusado de ser o responsável pela movimentação financeira da "quadrilha". Quem recebia as mulheres em Portugal e depois as encaminhava para os locais de prostituição, de acordo com o MPF, era Rui André de Araújo da Silva. Os dois últimos citados também são de nacionalidade portuguesa.

Segundo os autos do processo, a quadrilha atuava de forma constante no tráfico internacional de mulheres do Brasil para Europa. Perícia feita nos celulares dos denunciados mostra que eles recebiam ligações e mensagens de mulheres dos mais diversos cantos do país. No Tocantins, os portugueses chegaram em junho de 2009, e se hospedaram em um hotel de Palmas, de onde viajaram para outras cidades em um carro alugado. A grande movimentação de mulheres nos quatro quartos contratados chamou a atenção dos funcionários do hotel.

Também constam nos autos do processo provas do envio de oito mulheres para para exercer a prostituição em território estrangeiro. Três foram impedidas de seguir viagem a partir de Portugal por empecilhos como falta de reserva em hotel, telefone para contato ou falta de recursos monetários. Os sete denunciados estão sujeitos às penalidades previstas pelo artigo 231 combinado com o artigo 69, além do previsto pelo artigo 288, todos do Código Penal. O MPF/TO também requer a transferência de Bruno Felipe, Bruno José e Luciano da Conceição, que encontram-se presos em Abreu e Lima (PE), para a Casa de Detenção Provisória de Palmas.

 

O que diz a lei

Código Penal Brasileiro
Artigo 231 - Promover, intermediar ou facilitar a entrada, no território nacional, de pessoa que venha exercer a prostituição ou a saída de pessoa para exercê-la no estrangeiro. Pena – reclusão, de três a 8 oito anos, e multa.
Artigo 288 - Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes. Pena - reclusão, de um a três anos.
Artigo 69 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira