Sunday, 16 de December de 2018

ESTADO


Tocantins

Mudanças no modelo de Repasse de Recursos Financeiros serão debatidas com secretários Municipais

05 Mar 2018    18:31
Mudanças no modelo de Repasse de Recursos Financeiros serão debatidas com secretários Municipais

Com o propósito de apresentar e discutir a implementação da Portaria GM/MS Nº 3.992/2017 que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) realizará no dia 05 de março, de 13h às 18h, no Auditório da ATM, em Palmas, o Encontro dos Gestores Integrados. Na ocasião, será lançada a 2ª edição do Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, que acontecerá nos dias 6 e 7 de abril deste ano.

Para a superintendente de Planejamento da SES-TO, Luíza Regina, o encontro desta segunda-feira, “é uma forma de apresentar, detalhar e discutir a Portaria que a partir deste ano regulamenta as transferências de recursos por parte do Ministério da Saúde. O evento constitui um espaço para dirimir dúvidas e esclarecimentos à interpretação da Portaria", explica.

Segundo o presidente do Cosems, Vânio Rodrigues “este encontro vai oportunizar dissecarmos a portaria e dar a segurança jurídica aos gestores na busca por produtos que beneficiam a população. Esta portaria é uma conquista histórica, pois traz um novo formato de repasse de recursos que flexibiliza o fluxo financeiro, com praticidade na aplicação e prestação de contas dos recursos. Estamos aguardando todos os gestores com suas equipes técnicas para que saiam do evento com todas as dúvidas esclarecidas”, afirmou.

As inscrições para o encontro dos gestores seguem abertas e podem ser feitas por meio do endereço: https://goo.gl/g57Dnj. O evento é direcionado à participação dos secretários municipais de saúde, contadores e técnicos do setor financeiro/contábil.

O evento contará com a presença de representantes do Fundo Nacional de Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e participação dos secretários municipais de 139 municípios do Estado.

Congressos

O 2º Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, trazem como tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde” e tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e clínica dos trabalhadores da saúde mediante a troca de experiências no âmbito científico. O evento visa subsidiar a tomada de decisão na gestão e assistência à saúde da população tocantinense e dar visibilidade, continuidade e sustentabilidade as experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

Durante o evento, que vai reunir trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde promovendo a interação ensino-pesquisa-serviço, serão apresentadas as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins. 

Ministério da Saúde lança Programa de Treinamento pioneiro para os 139 municípios do Tocantins

No encontro também será apresentado o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Cuidado, Vigilância e Educação Permanente em Saúde – EPS em um formato inédito, que segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria “propõe uma nova lógica de compreender a educação na saúde e experimenta no processo de sua implementação novos dispositivos de aprendizagem que  extravasam os limites dos modelos hegemônicos. É uma ação de formação capaz de produzir movimentos de mobilização de trabalhadores e gestores nos territórios dos 139 municípios, para a mudança nas práticas de saúde, oportunizando potencializar aproximadamente 600 (seiscentos) trabalhadores que se tornarão multiplicadores para a construção de estratégias para enfrentamento de problemas em seus âmbitos”, destacou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

58

PARABÉNS!
PARABÉNS!

61

BOM
BOM

48

AMEI!
AMEI!

46

KKKK
KKKK

52

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

38

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

44

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

SUS SES-TO COSEMS-TO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.

Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira