Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

ESTADO


Tocantins

Mudanças no modelo de Repasse de Recursos Financeiros serão debatidas com secretários Municipais

05 Mar 2018    18:31
Mudanças no modelo de Repasse de Recursos Financeiros serão debatidas com secretários Municipais

Com o propósito de apresentar e discutir a implementação da Portaria GM/MS Nº 3.992/2017 que trata do financiamento e da transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) realizará no dia 05 de março, de 13h às 18h, no Auditório da ATM, em Palmas, o Encontro dos Gestores Integrados. Na ocasião, será lançada a 2ª edição do Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, que acontecerá nos dias 6 e 7 de abril deste ano.

Para a superintendente de Planejamento da SES-TO, Luíza Regina, o encontro desta segunda-feira, “é uma forma de apresentar, detalhar e discutir a Portaria que a partir deste ano regulamenta as transferências de recursos por parte do Ministério da Saúde. O evento constitui um espaço para dirimir dúvidas e esclarecimentos à interpretação da Portaria", explica.

Segundo o presidente do Cosems, Vânio Rodrigues “este encontro vai oportunizar dissecarmos a portaria e dar a segurança jurídica aos gestores na busca por produtos que beneficiam a população. Esta portaria é uma conquista histórica, pois traz um novo formato de repasse de recursos que flexibiliza o fluxo financeiro, com praticidade na aplicação e prestação de contas dos recursos. Estamos aguardando todos os gestores com suas equipes técnicas para que saiam do evento com todas as dúvidas esclarecidas”, afirmou.

As inscrições para o encontro dos gestores seguem abertas e podem ser feitas por meio do endereço: https://goo.gl/g57Dnj. O evento é direcionado à participação dos secretários municipais de saúde, contadores e técnicos do setor financeiro/contábil.

O evento contará com a presença de representantes do Fundo Nacional de Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e participação dos secretários municipais de 139 municípios do Estado.

Congressos

O 2º Congresso Saúde Integrada e o 1º Congresso Internacional da Saúde, trazem como tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde” e tem como objetivos fortalecer a capacidade técnica e clínica dos trabalhadores da saúde mediante a troca de experiências no âmbito científico. O evento visa subsidiar a tomada de decisão na gestão e assistência à saúde da população tocantinense e dar visibilidade, continuidade e sustentabilidade as experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

Durante o evento, que vai reunir trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde promovendo a interação ensino-pesquisa-serviço, serão apresentadas as boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins. 

Ministério da Saúde lança Programa de Treinamento pioneiro para os 139 municípios do Tocantins

No encontro também será apresentado o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Cuidado, Vigilância e Educação Permanente em Saúde – EPS em um formato inédito, que segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria “propõe uma nova lógica de compreender a educação na saúde e experimenta no processo de sua implementação novos dispositivos de aprendizagem que  extravasam os limites dos modelos hegemônicos. É uma ação de formação capaz de produzir movimentos de mobilização de trabalhadores e gestores nos territórios dos 139 municípios, para a mudança nas práticas de saúde, oportunizando potencializar aproximadamente 600 (seiscentos) trabalhadores que se tornarão multiplicadores para a construção de estratégias para enfrentamento de problemas em seus âmbitos”, destacou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

39

BOM
BOM

35

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

36

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

29

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

32

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

SUS SES-TO COSEMS-TO

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira