Thursday, 06 de August de 2020

ESTADO


Cidadania

Mulheres quilombolas serão homenageadas no Dia Internacional da Mulher

26 Feb 2010

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e seguindo orientação da SEPPM – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da presidência da República, a superintendência de Promoção de Políticas para as Mulheres, da Secretaria da Cidadania e Justiça, estará promovendo ações de cidadania para as mulheres das comunidades quilombolas Barra da Aroeira e Morro São João. Os empreendimentos, que acontecerão nos dias 8 e 9 de março nas próprias comunidades, contarão com informações sobre saúde; momento lúdico; palestra sobre o alcoolismo; cursos de geração de renda; palestra sobre a violência doméstica e a Lei Maria da Penha e saúde bucal. As ações são um cumprimento do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Aproximadamente, 200 mulheres serão beneficiadas.

Consta na programação palestras sobre Violência Doméstica e noções sobre a Lei Maria da Penha; Cuidados da Saúde da Mulher e Noções Básicas sobre o Uso de Drogas. Serão oferecidos ainda, cursos de geração de renda como panificação, fabricação de amaciante, sabão e Q-boa; momento lúdico; saúde bucal – restauração, extração, limpeza, técnicas de escovação e aplicação de flúor e sorteios de brindes.

Os objetivos dos eventos são: informar de uma forma geral; contribuir para a uma melhora na qualidade de vida; elevar a auto-estima das mulheres que participarão da programação; estimular a participação da sociedade civil na execução das ações e promover o fortalecimento da Lei Maria da Penha.

Farão parte da programação parceiros como as Secretarias de Estado da Saúde, do Trabalho e do Desenvolvimento Social e Esporte; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Polícia Militar; AAFETO - Apoiando e Acreditando nas Famílias Tocantinenses; Associação dos Idosos do Tocantins e os municípios participantes.

A comunidade Barra da Aroeira está localizada no município de Santa Tereza do Tocantins, a 41 km de Palmas e a comunidade Morro São João, está situada no município de Santa Rosa do Tocantins, a 140 km da capital.

 

Programação

Dia: 08/03/2010 – Comunidade Barra da Aroeira

8hs – Abertura com a presença do Secretário e a equipe da Secretaria da Cidadania Justiça e lideranças municipais

8hs30min – Palestras sobre Violência Doméstica e noções sobre a Lei Maria da Penha

9hs30min – Curso de fabricação de amaciante, sabão e Q-boa

11hs – Curso de Panificação

14hs – Palestra sobre os Cuidados da Saúde da Mulher

16hs – Palestra sobre Noções Básicas sobre o Uso de Drogas

17hs – Momento lúdico

18hs – Sorteio de brindes

 

Dia: 09/03/2010 – Comunidade Morro São João

8hs – Abertura com a presença do Secretário e a equipe da Secretaria da Cidadania Justiça e lideranças municipais

8hs30min - Palestras sobre Violência Doméstica e noções sobre a Lei Maria da Penha

9hs30min - Curso de Panificação

14hs - Palestra sobre os Cuidados da Saúde da Mulher

16hs - Palestra sobre Noções Básicas sobre o Uso de Drogas

17hs - Momento lúdico

18hs - Sorteio de brindes

 

Dia 8 de março

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

 

Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

Firmado entre Ministérios, SEPPM e Presidência da República, levou os Estados e Municípios a formarem Câmaras Técnicas visando a elaboração de projetos e execução de ações a serem financiados pelo Governo Federal, com a finalidade de combater a violência contra a mulher.

 

Tocantins

Formou uma Câmara Técnica para elaborar um projeto básico integrado com as participações de Secretarias Estaduais, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e representantes de entidades da sociedade civil organizada, bem como de alguns municípios interessados em implementar a rede de atendimento. (Informações da Ascom/Seciju)

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 1.230 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 29.539 casos no total, destes, 17.868 pacientes estão recuperados, 11.243 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 428 pacientes foram a óbito.

Pandemia

Tocantins registra 646 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 28.312 casos no total, destes, 17.347 pacientes estão recuperados, 10.550 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 415 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira