O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Jeito de Mulher

11/03/2020

Mulheres recebem certificados de qualificação em áreas tradicionalmente masculinas

Projeto Jeito de Mulher deve oferecer mais de 400 capacitações em suas duas etapas

A segunda etapa do projeto degeração de emprego e renda Jeito de Mulher iniciou sua fase de certificaçõesnesta segunda-feira, 9, pela cidade de Paraíso do Tocantins a 64 km de Palmas. Naocasião foram entregues 12 certificados do curso Derivados do Leite e 9 deMecânica de Manutenção de Motos. As qualificações tiveram duração de 80 horas,entre aulas teóricas e práticas.

O diretor do Sistema Nacional deEmprego (Sine), José Alberto Guimarães (Gordo), fez a entrega dos certificados,ressaltando a importância que as mulheres têm para o mercado de trabalho ecompletou: “as mulheres tem capacidade para trabalharem onde elas quiserem epor meio desse projeto o Governo visa minimizar as desigualdades deoportunidades promovendo sua inclusão profissional e social”. Declarou odiretor.

Nesta segunda-feira, 9, tambémaconteceu a entrega de 12 certificados para as alunas do curso de Derivados deLeite na cidade de Gurupi, a 213 km da capital. O secretário do Trabalho eDesenvolvimento Social (Setas) esteve presente e falou sobre a importância da açãopara as famílias e o município “Esse projeto cumpri a determinação dogovernador de sempre trabalhar para dar oportunidade às pessoas em especial àsmais necessitadas. A produção do leite é uma forte vocação econômica de Gurupi,acreditamos que esse curso vai gerar uma cadeia de oportunidades”. Pontuou ogestor.

 A aluna, Railma Conceição de Sousa, aprovou ocurso e já está fazendo planos para conquistar sua renda com que aprendeu: “Nocurso aprendi a fazer o cremosinho e estou pretendo começar a produzir em casapara vender. Outro produto que gostei muito foi o queijo, não tinha noção doprocesso e agora tenho mais essa opção”.

Já Ivanilza Ribeiro Rocharessaltou a importância das aulas teóricas onde foram abordados temas comorelacionamentos interpessoais no trabalho, empoderamento feminino, entreoutros. “Eu sabia fazer mais ou menos o queijo então vi no curso a oportunidadede me aperfeiçoar, aprender outras técnicas e receitas como os geladinhosgourmet e o doce em pedaços e agora pretendo fazer para vender”. Comenta aaluna de Gurupi.

Em Gurupi, tem início hoje ocurso de Manutenção de Motocicletas com 80 horas, que capacitará mais 15 mulheres.

Nesta terça-feira, 10, serãoentregues os certificados dos cursos já realizados em Porto Nacional (Mecânicade Motocicleta) e Dianópolis (Produção de Derivados de Leite e Instalador deAlarme Residencial).

Sobre o Projeto Jeito de Mulher

O projeto foi lançado em 2016 coma proposta de qualificar o público feminino para áreas do mercadotradicionalmente ocupada por homens.

Na primeira etapa forambeneficiadas 210 mulheres e com a segunda etapa iniciada em janeiro deste ano oobjetivo é atender mais 225, preferencialmente de baixa renda, na condição dedesemprego ou subemprego.

O Projeto conta com recursos demais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comcontrapartida e execução do Governo do Tocantins, por meio da Setas e Sine. Aofinal serão atendidas 435 mulheres.

Os cursos da segunda etapa estãosendo ofertados nos oito municípios onde o Sine tem postos, sendo em Araguatins- Produção de Derivados de Leite (80 horas); Dianópolis - Produção de Derivadosde Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas); Guaraí - Produçãode Derivados de Leite (80 horas); Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Palmas – Mecânicade Injeção Eletrônica (160 horas); Paraíso do Tocantins - Mecânica deManutenção de Motocicleta (160 horas); Porto Nacional – Mecânica de Manutençãode Motocicleta (160 horas).

Além de participarem dos cursosgratuitamente, as alunas são contempladas com todo o material didático dasaulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para asdisciplinas práticas, além de alimentação e vales-transportes diários.

Assuntos Relacionados
#mulheres#trabalho
Confira Também
Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

PEN

Nilmar destaca a necessidade de maior participação da mulher na política

Direito trabalhista

Férias coletivas: regras e cuidados

Trabalho Escravo

Tocantins lidera lista de estados com maior concentração de ações penais por crimes de trabalho escravo

Procuradoria da mulher

PL de Luana Ribeiro que cria Procuradoria da Mulher é aprovado na Assembleia