Friday, 29 de May de 2020

ESTADO


Jeito de Mulher

Mulheres recebem certificados de qualificação em áreas tradicionalmente masculinas

11 Mar 2020
Mulheres recebem certificados de qualificação em áreas tradicionalmente masculinas

A segunda etapa do projeto de geração de emprego e renda Jeito de Mulher iniciou sua fase de certificações nesta segunda-feira, 9, pela cidade de Paraíso do Tocantins a 64 km de Palmas. Na ocasião foram entregues 12 certificados do curso Derivados do Leite e 9 de Mecânica de Manutenção de Motos. As qualificações tiveram duração de 80 horas, entre aulas teóricas e práticas.


O diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine), José Alberto Guimarães (Gordo), fez a entrega dos certificados, ressaltando a importância que as mulheres têm para o mercado de trabalho e completou: “as mulheres tem capacidade para trabalharem onde elas quiserem e por meio desse projeto o Governo visa minimizar as desigualdades de oportunidades promovendo sua inclusão profissional e social”. Declarou o diretor.


Nesta segunda-feira, 9, também aconteceu a entrega de 12 certificados para as alunas do curso de Derivados de Leite na cidade de Gurupi, a 213 km da capital. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) esteve presente e falou sobre a importância da ação para as famílias e o município “Esse projeto cumpri a determinação do governador de sempre trabalhar para dar oportunidade às pessoas em especial às mais necessitadas. A produção do leite é uma forte vocação econômica de Gurupi, acreditamos que esse curso vai gerar uma cadeia de oportunidades”. Pontuou o gestor.


 A aluna, Railma Conceição de Sousa, aprovou o curso e já está fazendo planos para conquistar sua renda com que aprendeu: “No curso aprendi a fazer o cremosinho e estou pretendo começar a produzir em casa para vender. Outro produto que gostei muito foi o queijo, não tinha noção do processo e agora tenho mais essa opção”.


Já Ivanilza Ribeiro Rocha ressaltou a importância das aulas teóricas onde foram abordados temas como relacionamentos interpessoais no trabalho, empoderamento feminino, entre outros. “Eu sabia fazer mais ou menos o queijo então vi no curso a oportunidade de me aperfeiçoar, aprender outras técnicas e receitas como os geladinhos gourmet e o doce em pedaços e agora pretendo fazer para vender”. Comenta a aluna de Gurupi.


Em Gurupi, tem início hoje o curso de Manutenção de Motocicletas com 80 horas, que capacitará mais 15 mulheres.


Nesta terça-feira, 10, serão entregues os certificados dos cursos já realizados em Porto Nacional (Mecânica de Motocicleta) e Dianópolis (Produção de Derivados de Leite e Instalador de Alarme Residencial).


Sobre o Projeto Jeito de Mulher

O projeto foi lançado em 2016 com a proposta de qualificar o público feminino para áreas do mercado tradicionalmente ocupada por homens.


Na primeira etapa foram beneficiadas 210 mulheres e com a segunda etapa iniciada em janeiro deste ano o objetivo é atender mais 225, preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.


O Projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins, por meio da Setas e Sine. Ao final serão atendidas 435 mulheres.


Os cursos da segunda etapa estão sendo ofertados nos oito municípios onde o Sine tem postos, sendo em Araguatins - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Dianópolis - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas); Guaraí - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Palmas – Mecânica de Injeção Eletrônica (160 horas); Paraíso do Tocantins - Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas).

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas são contempladas com todo o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para as disciplinas práticas, além de alimentação e vales-transportes diários.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins contabilizou 270 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.277 casos no total, destes, 1.087 pacientes estão recuperados, 2.122 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 68 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira