Palmas, 13/12/2017

Estado

Serviço

Na abertura de encontro, prefeitos de Florianópolis, João Pessoa e Vitória exaltam troca de experiências com Palmas

  • O prefeito de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo Pires, frisou que as quatro capitais da iniciativa de cidades emergentes e sustentáveis demonstram fôlego em um momento estratégico da economia nacional.

REGIANE ROCHA

Na abertura de encontro, prefeitos de Florianópolis, João Pessoa e Vitória exaltam troca de experiências com Palmas



Recebidos pelo prefeito Carlos Amastha no 2º Encontro de Prefeitos da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e aberto nesta sexta-feira, 29, em Palmas, os prefeitos de João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) classificaram o encontro como mais um passo para trocarem experiências sobre questões práticas com o objetivo de ampliarem as suas ações em busca de tornar a administração das quatro capitais cada vez mais eficiente, moderna e sustentável. 


"Viemos aqui para especialmente aprender", afirmou Gean Marques Loureiro, prefeito da capital catarinense, que irá conhecer exemplos bem-sucedidos do Plano de Ação Palmas Sustentável, além de programas e iniciativas que demonstram os investimentos que Palmas tem feito para implantação de um modelo de desenvolvimento eficiente, moderna e sustentável.


O prefeito de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo Pires, frisou que as quatro capitais da iniciativa de cidades emergentes e sustentáveis demonstram fôlego em um momento estratégico da economia nacional. "É um momento especial, em uma época de crise que se reflete no cotidiano das pessoas e que se reflete em cobrança para as cidades. Somos quatro cidades que buscam um investimento em longo prazo em todas elas. Estamos falando de um legado que vamos deixar muito além destas gestões. Por isso, estamos aqui para discutir questões práticas, colher o que tem de importante por aqui e que faz sentido em nossas cidades. A gente precisa de planejamento porque as pessoas querem qualidade de vida", disse Pires.

 

Amigo da cidade

Além da oportunidade de conhecer Palmas, o encontro permite aos prefeitos visitantes assimilar conceitos aplicados no Município e que podem ser replicados nas outras capitais representadas. "O prefeito Amastha é conhecido em Florianópolis como amigo da cidade e é motivo de orgulho para nós vê-lo transformando Palmas. Se antes a cidade não existia nas comparações entre capitais, agora ela tem se destacado, e isso faz com que pessoas acreditem na cidade e invistam nela. Viemos ratificar essa oportunidade de investir um dia em troca de experiências. Temos muito a compartilhar e adaptar as nossas realidades, falar de dificuldades e descobrir os melhores caminhos", disse o prefeito da capital de Santa Catarina, Gean Marques Loureiro.


"Defendemos uma visão de mudança de cultura, que a iniciativa privada já abraçou, mas que no poder público é algo que ainda é um desafio. Em Vitória, fazemos um governo horizontal, que é um modelo de gestão que chamamos de "Reto", porque queremos fazer de um jeito rápido, eficiente, transparente e online. O nosso anfitrião em Palmas é um exemplo de alguém que tem visão apaixonada por esta cidade e que faz com que ele se dedique muito a ela e que a torna um exemplo para todos os municípios", disse o prefeito da capital do Espírito Santo, Luciano Rezende.   


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus