Thursday, 21 de November de 2019

ESTADO


Meio Ambiente

Naturatins apresenta resultados positivos sobre gestão hídrica em audiência pública

17 Jun 2019    16:41    alterado em 17/06 às 16:41
Naturatins apresenta resultados positivos sobre gestão hídrica em audiência pública

Com o objetivo de fortalecer o compromisso de viabilizar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental da região de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participaram nesta quinta-feira, 13, no município de Lagoa da Confusão, da 7ª Audiência Pública do Projeto de Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

Durante a sessão presidida pelo juiz, Wellington Magalhães, diretor da Comarca de Cristalândia,  foram avaliados os resultados já alcançados com a conclusão das três primeiras fases do projeto, realizadas com o objetivo de diagnosticar a disponibilidade hídrica e a demanda por água nos projetos de lavoura irrigada daquela região.

O Naturatins juntamente com as entidades responsáveis para que a sustentabilidade e segurança ambiental sejam viabilizadas, esteve no encontro, com a participação do presidente do Instituto, Marcelo Facão, técnicos da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental, além do gerente regional de Formoso do Araguaia.

“A Bacia hidrográfica do Rio Formoso constitui uma região muito rica em recursos hídricos e por conta de períodos críticos de estiagem sofreu impactos. Muitos estudos estão em execução e nesta audiência pública, tivemos a oportunidade de transmitir aos participantes, como está o andamento do compromisso que o Naturatins assumiu”, adiantou o presidente.

O gestor do Naturatins mencionou uma das fases deste projeto. “A fase “C”, refere-se à parceria que atualmente o Naturatins vem, desenvolvendo com o Instituto de Atenção às Cidades IAC/UFT. As atividades estão na etapa de reconhecimento dos sistemas, dos procedimentos de análise, bem como dos documentos exigidos, visando à implantação e integração de softwares, que irão apoiar a decisão técnica dos analistas, sendo como principal objetivo a interligação entre todos os módulos de análise, dando maior agilidade e segurança nas outorgas emitidas”, assegurou.

O presidente Marcelo Facão explica outra etapa do projeto, que se trata da fase “D”. Ele informa “esta parte era de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mas no final do ano passado, foi avocada pelo próprio Naturatins, que neste processo passamos a utilizar uma modalidade legal, que é a conversão de multas. O Naturatins está indo além do seu papel, inovando e oferecendo soluções para resolver com a celeridade necessária todas as ações inerentes as exigências judiciais legais”, apontou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.

Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.



Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, destaca que o trabalho de abordagem e ajuda é complexo, por ser tratar de refugiados indígenas, que têm referências muito diferentes da realidade brasileira.


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira