Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

ESTADO


Meio ambiente

Naturatins e parceiros lançam Campanha de Prevenção a Queimadas

12 Jun 2008

Foi lançada na manhã da última terça-feira, 12, no auditório da Assembléia Legislativa, em Palmas, a Campanha contra Queimadas. O lançamento ocorreu durante a abertura do Workshop sobre Queimadas, organizado pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais. O evento prossegue até esta sexta-feira, e conta com a presença de técnicos de órgãos ambientais e potenciais brigadistas de 40 municípios.

No encontro serão abordados temas que pretendem conscientizar a população tocantinense para a utilização consciente do fogo, com a intenção de reduzir a ocorrência de focos de calor no Estado, e ainda capacitar os profissionais dos órgãos ambientais e brigadistas que atuam no trabalho de prevenção e combate às queimadas.  

Na abertura do workshop, o Grupo de Teatro do Corpo de Bombeiros apresentou a peça “O fogo”, onde com muito humor alertou sobre os prejuízos que o uso incorreto do fogo causa não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde humana.

Em seguida, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, recebeu das mãos do presidente da ARFA – Associação de Reposição Florestal Ambiental, José Carlos Linhares, a Ordem do Mérito Florestal pelos serviços prestados em prol do meio ambiente. Na seqüência, Falcão assinou a Instrução Normativa Naturatins de Autorização de Queima Controlada para Pequenos Produtores Rurais, que facilitará a regularização da queima controlada. Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica de Ações entre o com o Ruraltins e a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária que possibilitará aos pequenos agricultores solicitarem a autorização para a queima controlada nos municípios onde o Naturatins não possuis unidades.

Em seu discurso, o presidente do Naturatins, na oportunidade representando o governador Marcelo Miranda, lembrou os esforços da administração estadual no sentido de minimizar os efeitos das queimadas em território tocantinense. Ele destacou as ações desenvolvidas como a implantação do Protocolo de Prevenção e Combate às Queimadas em 22 municípios tocantinenses, apoio à formação das Brigadas Municipais de Combate às Queimadas, além das atividades de fiscalização, monitoramento e Educação Ambiental. Falcão conclui seu discurso afirmando: “Meio ambiente preservado é direito e responsabilidade de todos”.

 

Calendário

Ainda na abertura do workshop, o superintende do Ibama no Tocantins, Décio Fetti, apresentou o Calendário de Queimadas Controlada, novidade elaborada pelo Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas para a campanha deste ano. Fruto de estudo técnico relativo aos períodos de maior incidência de queimadas, o calendário foi divido em “Período Verde”, quando serão postas em prática as estratégias de prevenção e preparação para as queimadas; “Período Seco”, quando a probabilidade de ocorrerem queimadas é maior e serão desenvolvidos trabalhos de abertura de aceiros às margens das rodovias estaduais além de estarem em prontidão todos os órgãos envolvidos no combate às queimadas; e “Período de Fogo”, que é definido pela ocorrência de incêndios, independendo do índice de inflamabilidade.

Encerrando as atividades da manhã do primeiro dia do workshop, o coordenador Adjunto da Defesa Civil do Tocantins, tenente coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, que também preside o Comitê, ministrou a palestra Gerenciamento do Sistema de Combate aos Incêndios Florestais e Prevenção das Queimadas.

 

Programação

Na programação do evento para à tarde desta quinta-feira, serão realizadas as palestras “Monitoramento de Focos de Calor no Estado do Tocantins”, sob responsabilidade do técnico da Coordenadoria de Qualidade Ambiental e Vida Silvestre do Naturatins Adriano Pinto; “Sustentabilidade das Brigadas de Incêndio”, com o tenente coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas /Defesa Civil, e a “A Estratégia do Protocolo do Fogo em Santa Fé e o ICMS Ecológico”, ministrada pela gerente da Unidade Regional do Naturatins de Araguaína, Ainda Maria Bomfim Leite.

Na manhã desta sexta-feira, serão realizadas as palestras “Biodiversidade x Uso do Fogo” (Ceulp/Ulbra), “Sistemas Agroflorestais” (Tatiane Éster/Naturatins), e “Consorciamento em pastagem” (João Carlos Noleto Ribeiro/Seagro).

O evento será finalizado com um debate entre os participantes. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira