Tuesday, 17 de September de 2019

ESTADO


Meio ambiente

Naturatins e parceiros lançam Campanha de Prevenção a Queimadas

12 Jun 2008

Foi lançada na manhã da última terça-feira, 12, no auditório da Assembléia Legislativa, em Palmas, a Campanha contra Queimadas. O lançamento ocorreu durante a abertura do Workshop sobre Queimadas, organizado pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais. O evento prossegue até esta sexta-feira, e conta com a presença de técnicos de órgãos ambientais e potenciais brigadistas de 40 municípios.

No encontro serão abordados temas que pretendem conscientizar a população tocantinense para a utilização consciente do fogo, com a intenção de reduzir a ocorrência de focos de calor no Estado, e ainda capacitar os profissionais dos órgãos ambientais e brigadistas que atuam no trabalho de prevenção e combate às queimadas.  

Na abertura do workshop, o Grupo de Teatro do Corpo de Bombeiros apresentou a peça “O fogo”, onde com muito humor alertou sobre os prejuízos que o uso incorreto do fogo causa não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde humana.

Em seguida, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, recebeu das mãos do presidente da ARFA – Associação de Reposição Florestal Ambiental, José Carlos Linhares, a Ordem do Mérito Florestal pelos serviços prestados em prol do meio ambiente. Na seqüência, Falcão assinou a Instrução Normativa Naturatins de Autorização de Queima Controlada para Pequenos Produtores Rurais, que facilitará a regularização da queima controlada. Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica de Ações entre o com o Ruraltins e a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária que possibilitará aos pequenos agricultores solicitarem a autorização para a queima controlada nos municípios onde o Naturatins não possuis unidades.

Em seu discurso, o presidente do Naturatins, na oportunidade representando o governador Marcelo Miranda, lembrou os esforços da administração estadual no sentido de minimizar os efeitos das queimadas em território tocantinense. Ele destacou as ações desenvolvidas como a implantação do Protocolo de Prevenção e Combate às Queimadas em 22 municípios tocantinenses, apoio à formação das Brigadas Municipais de Combate às Queimadas, além das atividades de fiscalização, monitoramento e Educação Ambiental. Falcão conclui seu discurso afirmando: “Meio ambiente preservado é direito e responsabilidade de todos”.

 

Calendário

Ainda na abertura do workshop, o superintende do Ibama no Tocantins, Décio Fetti, apresentou o Calendário de Queimadas Controlada, novidade elaborada pelo Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas para a campanha deste ano. Fruto de estudo técnico relativo aos períodos de maior incidência de queimadas, o calendário foi divido em “Período Verde”, quando serão postas em prática as estratégias de prevenção e preparação para as queimadas; “Período Seco”, quando a probabilidade de ocorrerem queimadas é maior e serão desenvolvidos trabalhos de abertura de aceiros às margens das rodovias estaduais além de estarem em prontidão todos os órgãos envolvidos no combate às queimadas; e “Período de Fogo”, que é definido pela ocorrência de incêndios, independendo do índice de inflamabilidade.

Encerrando as atividades da manhã do primeiro dia do workshop, o coordenador Adjunto da Defesa Civil do Tocantins, tenente coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, que também preside o Comitê, ministrou a palestra Gerenciamento do Sistema de Combate aos Incêndios Florestais e Prevenção das Queimadas.

 

Programação

Na programação do evento para à tarde desta quinta-feira, serão realizadas as palestras “Monitoramento de Focos de Calor no Estado do Tocantins”, sob responsabilidade do técnico da Coordenadoria de Qualidade Ambiental e Vida Silvestre do Naturatins Adriano Pinto; “Sustentabilidade das Brigadas de Incêndio”, com o tenente coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas /Defesa Civil, e a “A Estratégia do Protocolo do Fogo em Santa Fé e o ICMS Ecológico”, ministrada pela gerente da Unidade Regional do Naturatins de Araguaína, Ainda Maria Bomfim Leite.

Na manhã desta sexta-feira, serão realizadas as palestras “Biodiversidade x Uso do Fogo” (Ceulp/Ulbra), “Sistemas Agroflorestais” (Tatiane Éster/Naturatins), e “Consorciamento em pastagem” (João Carlos Noleto Ribeiro/Seagro).

O evento será finalizado com um debate entre os participantes. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Os ataques aéreos contra a refinaria de Abqaiq resultaram na elevação dos preços internacionais do petróleo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira