Tuesday, 23 de July de 2019

ESTADO


Naturatins

Naturatins suspende autorizações de queima controlada durante período de estiagem

05 Jul 2018    17:39    alterado em 05/07 às 17:39
SECOM Naturatins suspende autorizações de queima controlada durante período de estiagem

O Diário Oficial do Estado publicou nesta quarta-feira, 4, Portaria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que suspende a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada, em razão do período de estiagem. A suspensão também ocorre em virtude da ocorrência de ventos fortes, baixa umidade do ar e a massa vegetal seca, comuns no Estado nessa época do ano, fatores que aumentam o risco de incêndios florestais. A medida visa prevenir danos à fauna, à flora e à vida humana.

A diretora de Licenciamento Ambiental, Caroline Bueto, esclarece que a Autorização de Queima Controlada dá, ao produtor rural, o direito de queimar o resto de material resultante da supressão vegetal na sua propriedade. A suspensão das autorizações neste período ocorre devido à falta de chuvas, altas temperaturas, o que propicia um período muito seco.

“Para que não ocorra nenhuma eventualidade, o Naturatins se manifesta por meio da suspensão das autorizações, para que posteriormente volte num período de temperaturas mais amenas. É uma medida importante que o órgão realiza devido aos ventos fortes. A ação tem a finalidade de prevenir algum incêndio, um desastre com grandes proporções”, explicou.

Portanto, o produtor rural que possui a autorização para realizar a queima controlada não poderá realizar esta prática até 30 de outubro de 2018, período de vigência da Portaria nº 223, expedida no último dia 29, pelo órgão ambiental. Neste prazo, o Naturatins não emitirá autorizações para a queima controlada.

O Naturatins informa que o monitoramento e o combate aos focos de calor são de responsabilidade de vários órgãos ambientais. Cabendo à instituição este trabalho nas Unidades de Conservação (UCs) como os Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado; o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e as respectivas Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Com o objetivo de evitar riscos, o Naturatins implementou nestas UCs, ações preventivas como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e criou as Brigadas Contra Incêndios Florestais. Tais medidas foram realizadas com a intenção de evitar incêndios de grandes extensões. Para a realização do trabalho de controle e combate às queimadas deste ano, o Naturatins contratou cerca de 60 brigadistas que estão atuando nas Unidades de Conservação de Proteção Integral.

Queima controlada

Normalmente, o produtor rural utiliza a prática da queima controlada para obter a melhoria de pastagens, o controle de espécies indesejáveis, melhorar o habitat para a fauna silvestre, controlar os parasitas e doenças, dentre outras.


COMPARTILHE:


Confira também:


Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.

Editorial

Isolada, prefeita Cinthia perde o equilíbrio mirando no Palácio Araguaia

Na postagem desta segunda, a prefeita ataca o Palácio Araguaia. Sem meias palavras falou que o governo estava pegando carona na programação de férias nos eventos de Taquaruçu



Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro

Organizador e realizador do projeto, o leiloeiro Eduardo Gomes anuncia: “Arrecadações serão destinadas integralmente para as obras do Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas”


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas

Neste ano foram realizados cerca de 50 km de faixas ao longo de alguns limites do Parque. A ação resultou na eliminação da vegetação na superfície do solo.


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019

Das modalidades apresentadas, o eixo atendimento de crianças e/ou adolescentes, tendo em vista a defesa, proteção e promoção dos direitos do público recebeu quatro projetos


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira