Thursday, 13 de December de 2018

ESTADO


Naturatins

Naturatins suspende autorizações de queima controlada durante período de estiagem

05 Jul 2018    17:39    alterado em 05/07 às 17:39
SECOM Naturatins suspende autorizações de queima controlada durante período de estiagem

O Diário Oficial do Estado publicou nesta quarta-feira, 4, Portaria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que suspende a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada, em razão do período de estiagem. A suspensão também ocorre em virtude da ocorrência de ventos fortes, baixa umidade do ar e a massa vegetal seca, comuns no Estado nessa época do ano, fatores que aumentam o risco de incêndios florestais. A medida visa prevenir danos à fauna, à flora e à vida humana.

A diretora de Licenciamento Ambiental, Caroline Bueto, esclarece que a Autorização de Queima Controlada dá, ao produtor rural, o direito de queimar o resto de material resultante da supressão vegetal na sua propriedade. A suspensão das autorizações neste período ocorre devido à falta de chuvas, altas temperaturas, o que propicia um período muito seco.

“Para que não ocorra nenhuma eventualidade, o Naturatins se manifesta por meio da suspensão das autorizações, para que posteriormente volte num período de temperaturas mais amenas. É uma medida importante que o órgão realiza devido aos ventos fortes. A ação tem a finalidade de prevenir algum incêndio, um desastre com grandes proporções”, explicou.

Portanto, o produtor rural que possui a autorização para realizar a queima controlada não poderá realizar esta prática até 30 de outubro de 2018, período de vigência da Portaria nº 223, expedida no último dia 29, pelo órgão ambiental. Neste prazo, o Naturatins não emitirá autorizações para a queima controlada.

O Naturatins informa que o monitoramento e o combate aos focos de calor são de responsabilidade de vários órgãos ambientais. Cabendo à instituição este trabalho nas Unidades de Conservação (UCs) como os Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado; o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e as respectivas Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Com o objetivo de evitar riscos, o Naturatins implementou nestas UCs, ações preventivas como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e criou as Brigadas Contra Incêndios Florestais. Tais medidas foram realizadas com a intenção de evitar incêndios de grandes extensões. Para a realização do trabalho de controle e combate às queimadas deste ano, o Naturatins contratou cerca de 60 brigadistas que estão atuando nas Unidades de Conservação de Proteção Integral.

Queima controlada

Normalmente, o produtor rural utiliza a prática da queima controlada para obter a melhoria de pastagens, o controle de espécies indesejáveis, melhorar o habitat para a fauna silvestre, controlar os parasitas e doenças, dentre outras.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

24

PARABÉNS!
PARABÉNS!

24

BOM
BOM

27

AMEI!
AMEI!

23

KKKK
KKKK

29

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

28

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

20

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

naturatins queima controlada

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Sindicância

Estado abre sindicância para apurar situação de servidores na Secretaria de Governo

De 18 de dezembro a 28 de fevereiro de 2019, terá início o recadastramento de todos os servidores do Poder Executivo

Setor Taquari

Governo vai retomar obras de casas populares no Setor Taquari

Aviso de concorrência para contratação da empresa foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado dessa terça-feira, 11




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira