Monday, 06 de April de 2020

ESTADO


Meio Ambiente

Nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda será eleita em Dezembro

07 Nov 2019
Nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda será eleita em Dezembro

Os novos representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda serão escolhidos através de eleição que será realizada no dia 13 de dezembro. Os eleitos ficarão responsáveis pela administração do Comitê por um mandato de três anos.

O processo eleitoral será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e mais dois membros do Comitê da Bacia. Todos os titulares e suplentes podem votar e se candidatarem aos cargos, desde que estejam com a situação legal perante a Bacia.

Inicialmente será feita eleição dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda que podem se cadastrar como poder público, sociedade civil e usuários. O percentual de vagas de cada segmento não pode ultrapassar 40% e nem ficar abaixo de 20% do total de vagas. Posteriormente será realizada uma nova eleição para a escolha do presidente, vice presidente e secretário executivo.

A Engenheira agrônoma da Semarh, Gorete Braga ressalta que “essa nova diretoria tem um papel fundamental na gestão do uso da água, e no gerenciamento dos conflitos da região. Eles Também vão ter que trabalhar a educação ambiental buscando projetos que possam desenvolver a região, principalmente na área de recursos hídricos”.

 Durante o ano são realizadas quatro reuniões, e os membros têm que participar de pelo menos três encontros. Com a finalidade de mobilizar os integrantes que não puderam estar presentes nas ultimas reuniões, a equipe da Semarh iniciou nesta segunda feira, 04, uma mobilização desses veteranos para regularizar a situação cadastral. As servidoras da secretaria estarão realizando também novos registros dos interessados em participar do Comitê.

As cidades que fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda são: Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá

O Comitê tem o poder consultivo, deliberativo e normativo entre as funções que compete ao presidente e a diretoria que além de responsáveis pela presidente eleito tem a função de administrar o comitê.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira