Sunday, 31 de May de 2020

ESTADO


Sanidade

Novo presidente da Adapec dará prioridade à vinda de Missão Chilena

11 Sep 2009

Com a confirmação da visita de uma equipe do governo chileno ao Tocantins, o novo presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – Alberto Mendes da Rocha, empossado na manhã desta sexta-feira, dia 11, disse que no momento, além de dar continuidade às ações desenvolvidas pela pasta irá concentrar as atenções para atender a auditoria. A solenidade de posse ocorreu no Palácio Araguaia, em Palmas.

Ao destacar a importância da auditoria para a economia tocantinense, o novo presidente da Agência ressaltou que todas as unidades da Adapec estão preparadas para receber os chilenos. “Nosso mercado consumidor de carne e subprodutos pode ser ampliado se novamente a segurança do nosso sistema de Defesa Sanitária for reconhecida”, disse, completando que a auditoria in loco é costumeira no processo de comercialização de produtos entre países.

A equipe do Governo chileno estará no Tocantins entre os dias 5 e 10 de outubro, quando irá vistoriar o sistema de Defesa Sanitária Animal do Tocantins em unidades e escritórios da Agência.  Além do sistema estadual, os técnicos também visitarão frigoríficos que poderão ser habilitados para exportar os produtos para o País vizinho.

A missão chilena também avaliará os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo. Em todo o Brasil, somente oito empresas do Rio Grande do Sul, com 16 unidades certificadas, estão autorizadas a exportar carne e subprodutos para o mercado chileno. Dentre as exigências que serão cobradas estão a implementação do Programa de APPCC - Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle, dos PPOH’s - Procedimentos Padrão de Higiene Operacional, de BPF - Boas Práticas de Fabricação e de testes microbiológicos para avaliação dos processos de produção.

 

Perfil

Alberto Mendes da Rocha é médico veterinário graduado pela Universidade Estadual do Maranhão desde 1992 e especialista em Controle de Qualidade de Alimentos de Origem Animal e em Epidemiologia Veterinária com ênfase em Defesa Sanitária. Natural de Ivolândia - GO, nascido em 15 de março de 1962, é casado e pai de três filhos.

Foi vereador no município de Fátima pelo extinto PFL de 1997 a 2000, é presidente da Sovetto – Sociedade dos Médicos Veterinários do Estado do Tocantins desde 2007 e Conselheiro do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado desde 2004. Até assumir o cargo de presidente da Adapec, respondia pelo escritório local da Agência no município de Fátima – TO.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pioneira

Luto na Comunicação Tocantinense: jornalista Kibb Barreto morre aos 53 anos

A jornalista foi pioneira de Palmas, e chegou ao Tocantins, vinda de Goiânia, sua terra natal, ainda quando a capital estava provisoriamente em Miracema.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira