Thursday, 26 de April de 2018

Thursday, 26 de April de 2018

ESTADO


PDE

OPAS e SES-TO dão encaminhamento em Plano Diretor Estratégico (PDE) para hospitais do Estado

20 Dec 2017

Camilla Negre/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com consultores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) iniciou em julho deste ano, o Projeto Rede Hospitalar do Tocantins, um importante investimento no aprimoramento e na melhoria da gestão na rede hospitalar que abrange os 18 hospitais públicos do Estado. O projeto tem o objetivo de criar e implantar o Plano Diretor Estratégico (PDE) dos hospitais, visando a melhoria da gestão nas unidades.

O projeto está embasado em três diretrizes estratégicas: implementar um modelo de atenção integral e humanizado com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários; integrar o hospital no sistema de saúde loco-regional articulado às redes de atenção à saúde e linhas de cuidado e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

Com vistas a dar continuidade ao desenvolvimento do PDE, nesta terça-feira, 19, diretores, equipes multiprofissionais e os consultores OPAS, se reuniram para apresentarem uma síntese dos planos estratégicos que foram criados para os cinco hospitais que foram selecionados previamente (Hospital Geral de Palmas; Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos; Hospital Infantil de Palmas; Hospital Regional de Araguaína e Hospital Regional de Gurupi) e retomar as discussões das ações de continuidade para 2018.

De acordo com a consultora da OPAS, Márcia Amaral, desde que o projeto foi iniciado, em julho, foram realizadas várias reuniões e oficinas de trabalho nos hospitais para o diagnóstico de situação tanto na área da assistência quanto na área da gestão, realizadas oficinas e planejamentos para elaboração do plano. "Os consultores coordenaram as oficinas e as propostas foram elaboradas pelas equipes dos hospitais. A nossa expectativa é que com o apoio da OPAS grande parte das ações que foram propostas, sejam implantadas no decorrer de 2018" destacou.

O oficial nacional da área de sistema e serviço de saúde da OPAS, Alexandre Florêncio, destacou que o foco central é o papel do hospital na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na assistência no Tocantins. "Devemos ter sempre em mente a pergunta: o objetivo e o trabalho do hospital conseguem responder às necessidades da população do Tocantins?", refletiu ele.

O PDE vai trabalhar algumas áreas como dimensionamento da força de trabalho, percepção e a distribuição da equipe multiprofissional que atua nos hospitais, e avaliar como estão serviços, ofertas, especialidades e procedimentos que são realizados.

A superintendente de Unidades Próprias da SES-TO, Ellaine Negre, destacou que o projeto tem um valor grandioso para melhorar a qualidade da assistência e oferta de um serviço de qualidade para a população do Estado. "Temos a oportunidade de adquirir essa expertise e replicar em outras unidades, é uma oportunidade excepcional para nos aprimorarmos e ofertamos um serviço digno e humanizado para a sociedade". 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

5

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

5

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Pará

Tocantins participa de reunião sobre a mosca da carambola no Pará

O objetivo é discutir o contexto internacional da Defesa Sanitária Vegetal para prevenção e erradicação da praga, que é uma das espécies de moscas-das-frutas, que pode causar grandes prejuízos econômicos à fruticultura


Saúde

“Vou tomar gotinhas de vida”, diz João Gibertto, que iniciou o tratamento contra AME após ação da Defensoria

Um dia após o aniversário de três anos, João Gilbertto Rocha de Oliveira tomou, no último dia 16, a primeira dose do Nusinersen (Spinraza), medicamento necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME)


Kátia Abreu

Kátia Abreu fará relatório contrário ao projeto de transposição do Rio Tocantins

Após audiências públicas, relatora afirmou que não há justificativa técnica para a obra


PreviPalmas

Cresce cobrança por instauração da CPI do Previpalmas pelos vereadores de Palmas


Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira