Thursday, 21 de February de 2019

ESTADO


ESTADO

Palmas será beneficiada por consultoria oferecida pelo CFA para avaliação de gestão de saneamento

05 Jul 2018    13:56    alterado em 05/07 às 13:57
ASCOM Palmas será beneficiada por consultoria oferecida pelo CFA para avaliação de gestão de saneamento Termo de cooperação foi assinado na manhã desta quinta-feira, 05, onde acontece assembleia dos Conselhos Federal (CFA) e Regionais de Administração (CRA)

Palmas será beneficiada por uma consultoria gratuita oferecida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) que fará a avaliação do sistema de saneamento da Capital. Um termo de cooperação técnica e institucional que detalha o diagnóstico foi assinado na manhã desta quinta-feira, 05, no Girassol Plaza, durante assembleia dos Conselhos Federal (CFA) e Regionais de Administração (CRA).

 

A consultoria inclui ainda a capacitação de técnicos do município encarregados de atividades inerentes à gestão de serviços municipais de saneamento. “Fizemos um trabalho que resultou em um processo de diagnóstico já está consolidado e que avalia 70 variáveis do desempenho gerencial dos sistemas de água e esgoto. É uma contribuição sem nenhum ônus para cidades como Palmas que desejam aprimorar e diagnosticar como vai o seu sistema de saneamento, não sob uma perspectiva de engenharia, mas de gestão”, detalhou o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira.

 

 “Palmas é a primeira capital do País a universalizar a coleta e tratamento de esgoto, também por isso vale a pena investir ainda mais em aprimorar números e gestão. Trabalhar com sustentabilidade é totalmente apropriado para o século XXI e tratar isso de forma cuidadosa tem sido algo interessantíssimo pela plataforma e pelo CFA que disponibiliza isso”, afirmou a prefeita Cinthia Ribeiro. O termo também foi assinado pelo presidente regional de Administração (CRA-TO), Eugênio Pacceli. Entre os possíveis resultados esperados com o relatório final da consultoria estão recomendações que podem levar à avaliação de perdas, tarifa e até novos investimentos.

 

O encontro de conselheiros federais e presidentes regionais de Administração segue até o final do dia. A partir das 18 horas acontecerá o lançamento do livro “Ramos da Administração”, de autoria do conselheiro federal e também secretário executivo de Finanças, Rogério Ramos, na sede do CRA-TO, na Quadra ACSU-NE 70. “Nossa profissão é bem generalista e heterogênea em suas atividades e competências e preparado para trabalhar em vários setores, inclusive o público. Não existe uma coletânea como essa com ramos novos, como o administrador de facilities, que é uma prestação de serviço de forma articulada, por exemplo. Assim, o livro tem como objetivo justamente um panorama de infinitas possibilidades”.


COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira