Wednesday, 02 de December de 2020

ESTADO


Educação

Parceria ATM e IFTO leva cursos técnicos à distância para mais de 4 mil alunos

24 Oct 2020
Parceria ATM e IFTO leva cursos técnicos à distância para mais de 4 mil alunos

Nesta quarta-feira, 21, ocorreu a aula inaugural dos cursos técnicos à distância do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) que está capacitando mais de quatro mil alunos em 34 Municípios tocantinenses. O projeto inovador é fruto do resultado da parceria entre o Instituto e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), além de outras instituições e autoridades políticas. A ATM apresentou aos prefeitos a possibilidade de levar ensino técnico as localidades sem polo do IFTO, além de mobilizar os gestores municipais para que aderissem ao projeto.

Os estudantes dos Municípios estão se capacitando nas áreas de Administração, Agronegócio, Informática para Internet, Meio Ambiente e Serviços Públicos. No projeto, o IFTO está sendo responsável pela oferta dos cursos, por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread), bem como pela disponibilização dos professores e material didático de forma digital. Por sua vez, as prefeituras entram com espaço físico, internet, equipamentos de informática e antena com receptor de satélite e TV para receberem as aulas, servidores e manutenção.

Incentivo

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou da aula inaugural, ao deixar uma mensagem de incentivo aos milhares de alunos participantes. “Desejo muito sucesso aos alunos, que o conhecimento seja profícuo e colocado em prática na vida profissional futura de cada um de vocês,  que nos auxiliarão a fazer do Tocantins um estado pujante, de grandes resultados, e que a nossa população, ao final, seja composta de pessoas bens sucedidas”, disse o presidente, ao agradecer o empenho de prefeitos e prefeitas pela divulgação, mobilização e organização dos cursos nas localidades.

Autoridades

A aula inaugural teve ainda a participação do senador Eduardo Gomes, da deputada Federal, Professora Dorinha Seabra Rezende, o reitor do IFTO, professor Antônio da Luz, a pró-reitora de Ensino do Instituto, Nayara Pajeú, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, Wanderberg Venceslau, além de coordenadores e professores dos cursos que estão sendo ofertados.

Ampliação

Ainda em seu discurso, o presidente da ATM manifestou o interesse da entidade em ampliar o número de estudantes e Municípios contemplados com o ensino técnico à distância. “Nós temos plena certeza, e convicção de que ela será ampliada, nós temos um objetivo de chegar a 10 mil alunos e certamente nós conseguiremos, com a atuação, a presteza, o esforço de tantas mãos que nos ajudaram e continuarão nos ajudando para chegarmos a esse objetivo”, disse Jairo Mariano.

Os cursos são devidamente reconhecidos pelo MEC e os participantes que finalizarem a graduação serão certificados pelo IFTO.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira