Wednesday, 17 de October de 2018

ESTADO


Estado

Parceria entre Governo e UFT deve abrir novas portas para o babaçu

04 Jul 2018    18:35    alterado em 04/07 às 18:36
SECOM Parceria entre Governo e UFT deve abrir novas portas para o babaçu Dearley Kühn: “Estado tem várias potencialidades a serem exploradas”

Incentivar a produção e o investimento por parte dos empresários foram as premissas apontadas pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Kühn, como fundamentais ao desenvolvimento econômico do Tocnatins, durante a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Governo, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A partir de agora, as duas instituições irão trabalhar na pesquisa das potencialidades de uso do coco babaçu.

A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4, no auditório do Memorial Coluna Prestes, e foi aberta com palestra sobre cenários e perspectivas para o coco babaçu no Tocantins, proferida pelo gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcondes Martins. 

De acordo com ele, o Mapeamento dos Arranjos Produtivos Locais (APL), também realizado em parceria com a UFT, demonstrou que a APL do Babaçu possui o maior nível de competitividade, motivada em grande parte por sua restrição geográfica, já que a planta é nativa em apenas quatro estados, e também por sua potencialidade de exploração. “Temos a matéria-prima, esse é um grande fator de atração de investimentos, mas precisamos desenvolver um modelo de negócio integrador, que envolva as comunidades coletoras”, enfatizou.

O gerente também citou outras parcerias voltadas ao babaçu, como o Instituto Votorantim, que já investiu R$ 750 mil em projeto no município de Xambioá, e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), que tem acordo de cooperação com o Estado voltado para a pesquisa de penetração e acesso a novos mercados e planejamento de marketing. “Também está em fase de elaboração o processo de Indicação Geográfica junto ao Inpi [Instituto Nacional de Propriedade Industrial], a exemplo do que já foi feito com o capim dourado”, completou.

Já a UFT irá trabalhar no levantamento de pesquisas já existentes, na análise de características físico químicas do óleo do babaçu, no estudo comparativo com outros óleos, entre outras atividades.

Responsável pela execução do projeto, por meio do Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças, o professor Aroldo Arévalo Pinedo, reiterou que o trabalho envolve o desenvolvimento do produto, o patenteamento e também o repasse de tecnologias. “O babaçu é uma matéria-prima muito promissora, seu óleo possui baixa oxidabilidade e fácil digestão”, citou, lembrando que o leite do coco do babaçu já é desenvolvido na forma industrial, bem como o iogurte e a bebida láctea probiótica. Pode ser usado ainda na medicina, na área cosmética e como ração animal.

Esforço

Márcio da Silveira, superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), lembrou que a UFT tem sido uma grande parceira no desenvolvimento de pesquisas, e reiterou o esforço do Estado em dar continuidade a essa atividade. “Sem conhecimento, não vamos a lugar algum”, disse, apontando como próximo passo as ações voltadas à extensão tecnológica, com a participação dos empresários.

Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, o Estado, por meio da Seden, exerce papel estratégico ao desenvolver ações que unam o poder público, a academia e o setor privado. “É um esforço necessário para colocar o Tocantins em outro patamar”, completou, lembrando o importante papel da Fapt no fomento à pesquisa.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Dearley Kühn, reiterou as várias potencialidades do Estado a serem exploradas, visando o incentivo à produção e a atração de investimentos. “Acredito no desenvolvimento do Estado a partir desses estudos”, concluiu.

Próximas ações

Entre os dias 10 e 12 de julho, a Seden fará uma oficina em Xambioá para colher dados e informações para subsidiar a elaboração do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do coco babaçu. A programação inclui visitas à Votorantim e à Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Estado do Tocantins (Coome-Sol), que reúne artesãos de Xambioá, Araguaína e Piraquê.

Em  breve, também será lançado o novo rótulo de produtos do babaçu, desenvolvido pelo setor de publicidade da Seden.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

28

PARABÉNS!
PARABÉNS!

24

BOM
BOM

23

AMEI!
AMEI!

21

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

UFT BABAÇU

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados

Hospital de Amor

Emendas parlamentares para Hospital de Amor são destacadas em evento do Outubro Rosa

Na abertura do evento, a arquiteta Mônica Avelino apresentou o projeto arquitetônico e as etapas do hospital.



SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa

O ato de nomeação do governador Mauro Carlesse (PHS) foi publicado nessa terça-feira, 16, no Diário Oficial do Estado


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira