Tuesday, 19 de February de 2019

ESTADO


Inovação

Pesquisa analisa resistência de Pragas a inseticidas

03 Jul 2008

O Tocantins é um dos maiores produtores de arroz do Brasil. De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Estado conta hoje com uma área de aproximadamente 156 mil hectares plantados, e colheu mais de 431 mil toneladas na safra 2007/2008.

No entanto, cerca de 10% da produção do arroz tocantinense pode ser comprometida por causa da ação da Sitophilus zeamais, uma praga conhecida popularmente como caruncho, que ataca grãos armazenados.

Para controlar esta doença, é utilizada uma grande quantidade de inseticidas. Mas nem sempre o uso desses produtos garante o sucesso no combate ao inseto, pois o caruncho desenvolve uma resistência natural aos venenos, conforme constatação feita pelo pesquisador da Unitins Agro, doutor em Entomologia, Daniel Fragoso.

Para analisar esse fenômeno, o pesquisador Daniel Fragoso desenvolveu a pesquisa “Resistência a inseticidas em pragas de grãos armazenados”. Na primeira fase do estudo, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins, a pesquisa constatou que, no Estado, existem populações de caruncho que não morrem com o uso de produtos químicos.

O estudo analisou os grãos de arroz produzidos e armazenados na região de Formoso do Araguaia, no sul do Estado. De acordo com o pesquisador, uma alternativa para resolver o problema seria a “Implantação de um programa de manejo dessa resistência, verificando qual tipo de caruncho apresenta resistência a determinado produto. A partir daí, seria alterada a fórmula do inseticida, para que haja uma ação diferente na praga”, orienta o pesquisador.

Porém, na atual fase da pesquisa, o doutor Daniel Fragoso está tentando quebrar a resistência da praga. O estudo é realizado no Centro de Pesquisa da Untins Agro, em Palmas, e conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Segundo Daniel Fragoso, a idéia da pesquisa surgiu depois de verificar os altos custos no controle do inseto no Tocantins, e a pouca eficiência dos produtos utilizados. “Com isso, o produtor acaba aplicando doses extras ou substituindo por um inseticida mais tóxico, o que pode deixar resíduos nos grãos, comprometendo a saúde das pessoas que trabalham na aplicação do veneno, e principalmente dos consumidores”, concluiu o pesquisador.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Tocantins, Osmar Nina Garcia Neto, informou que o Governo do Estado está concentrando esforços para apoiar as pesquisas com características regionais. Prova disso foi o envio recente do projeto “Estruturante” à Finep - Financiadora de Estudos e Projetos. O valor do projeto é de R$ 8 milhões, e a Secretaria aguarda a aprovação ainda este ano. “O nosso objetivo é contribuir com a construção de laboratórios e compras de equipamentos para instituições que promovem pesquisas em nosso Estado” ressaltou Osmar Nina.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira