Wednesday, 22 de January de 2020

ESTADO


Avanço

Pesquisador realiza estudos sobre transferência de embriões

19 Nov 2008

As principais conquistas científicas que ilustram a história da humanidade são frutos do talento e da perseverança de pesquisadores das mais variadas linhas do conhecimento. Eles dedicam a vida toda para transformar teorias em maravilhosas descobertas. Notadamente, é o caso do médico veterinário e pesquisador da Unitins Agro, Enoch Borges de Oliveira Filho, que desenvolve no Estado do Tocantins a pesquisa denominada "Congelamento de embriões zebuínos obtidos por fecundação in vitro e cultivados parcialmente in vivo em oviduto – canal uterino - e útero de ovelha".

Enoch Borges explica que os embriões são preparados a partir de uma aspiração direta no ovário das vacas, chamadas doadoras. Os óvulos são levados para o laboratório, e posteriormente, fecundados dentro de uma estufa, em ambiente controlado. Após dois dias de desenvolvimento, eles são transferidos para o útero de ovelhas, por causa da semelhança hormonal, pois são ruminantes de funcionamento fisiológico próximo.

O pesquisador informa que a ovelha faz uma curta gestação, de apenas cinco dias, para melhorar a qualidade do embrião, pois ele é retirado da estufa bastante agredido quimicamente. "Com sete dias (dois na estufa e cinco na ovelha), o embrião é retirado, recuperado, e enviado ao processo de congelamento para que possa ser utilizado da forma mais conveniente possível, e também ser comercializado, exportado, sem aquela urgência de transferência naquele dia exato que saíra da estufa", enfatizou Enoch.

O projeto tem o auxílio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Sect - Secretaria da Ciência e Tecnologia, e Unitins Agro. De acordo com o pesquisador Enoch Borges, para que o projeto seja consolidado é necessário formalizar novas parcerias com empresas do ramo que tenham potencial e estejam interessadas em conceder apoio material, cedendo o laboratório, o rebanho e as ovelhas.

 

 

Pesquisa pode garantir exportação e destaque para o Estado

Ainda de acordo com o pesquisador, o congelamento de embriões pode garantir ao Estado posição de destaque na exportação de genética bovina de qualidade e contribuir para a produção de carne, alimento considerado nobre em países carentes da África, da América Latina e da Ásia.

Com mestrado em produção e reprodução animal, doutorado em genética e quatro pós-doutorados realizados no exterior, Enoch Borges iniciou a sua trajetória na cidade paulista de Jaboticabal, em 1989, ao instalar um laboratório na UNESP - Universidade do Estado de São Paulo, e realizar pela primeira vez no interior do Brasil um simpósio internacional que reuniu os doze maiores especialistas em FIV (Fecundação In Vitro).

De acordo com o secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Osmar Nina Garcia Neto, esta pesquisa reflete o momento atual das pesquisas no Estado, destacando a qualidade dos estudos científicos. "Seguramente com o apoio da Sect, e de outras instituições, o Tocantins vai se consolidando como centro gerador de conhecimentos importantes" finalizou o secretário.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira