Thursday, 09 de April de 2020

ESTADO


Avanço

Pesquisador realiza estudos sobre transferência de embriões

19 Nov 2008

As principais conquistas científicas que ilustram a história da humanidade são frutos do talento e da perseverança de pesquisadores das mais variadas linhas do conhecimento. Eles dedicam a vida toda para transformar teorias em maravilhosas descobertas. Notadamente, é o caso do médico veterinário e pesquisador da Unitins Agro, Enoch Borges de Oliveira Filho, que desenvolve no Estado do Tocantins a pesquisa denominada "Congelamento de embriões zebuínos obtidos por fecundação in vitro e cultivados parcialmente in vivo em oviduto – canal uterino - e útero de ovelha".

Enoch Borges explica que os embriões são preparados a partir de uma aspiração direta no ovário das vacas, chamadas doadoras. Os óvulos são levados para o laboratório, e posteriormente, fecundados dentro de uma estufa, em ambiente controlado. Após dois dias de desenvolvimento, eles são transferidos para o útero de ovelhas, por causa da semelhança hormonal, pois são ruminantes de funcionamento fisiológico próximo.

O pesquisador informa que a ovelha faz uma curta gestação, de apenas cinco dias, para melhorar a qualidade do embrião, pois ele é retirado da estufa bastante agredido quimicamente. "Com sete dias (dois na estufa e cinco na ovelha), o embrião é retirado, recuperado, e enviado ao processo de congelamento para que possa ser utilizado da forma mais conveniente possível, e também ser comercializado, exportado, sem aquela urgência de transferência naquele dia exato que saíra da estufa", enfatizou Enoch.

O projeto tem o auxílio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Sect - Secretaria da Ciência e Tecnologia, e Unitins Agro. De acordo com o pesquisador Enoch Borges, para que o projeto seja consolidado é necessário formalizar novas parcerias com empresas do ramo que tenham potencial e estejam interessadas em conceder apoio material, cedendo o laboratório, o rebanho e as ovelhas.

 

 

Pesquisa pode garantir exportação e destaque para o Estado

Ainda de acordo com o pesquisador, o congelamento de embriões pode garantir ao Estado posição de destaque na exportação de genética bovina de qualidade e contribuir para a produção de carne, alimento considerado nobre em países carentes da África, da América Latina e da Ásia.

Com mestrado em produção e reprodução animal, doutorado em genética e quatro pós-doutorados realizados no exterior, Enoch Borges iniciou a sua trajetória na cidade paulista de Jaboticabal, em 1989, ao instalar um laboratório na UNESP - Universidade do Estado de São Paulo, e realizar pela primeira vez no interior do Brasil um simpósio internacional que reuniu os doze maiores especialistas em FIV (Fecundação In Vitro).

De acordo com o secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Osmar Nina Garcia Neto, esta pesquisa reflete o momento atual das pesquisas no Estado, destacando a qualidade dos estudos científicos. "Seguramente com o apoio da Sect, e de outras instituições, o Tocantins vai se consolidando como centro gerador de conhecimentos importantes" finalizou o secretário.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Grau de fiscalização dos decretos Municipais é determinante para evitar possíveis contágios no Tocantins, diz ATM

Prefeituras devem promover forças-tarefa de fiscalização para orientar população sobre isolamento social e monitorar atendimentos no comércio


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira