Saturday, 07 de December de 2019

ESTADO


Comportamento

Pioneira fala do Método Silva no Tocantins

19 Nov 2008

Entre uma viagem e outra, a empresária e produtora cultural Ana Maria Bitencourt encontrou uma “brechinha” no seu concorrido tempo para falar com o jornal O GIRASSOL. A empresária falou à nossa equipe no curto espaço de tempo, em passagem por Palmas, entre uma viagem onde em que participou de um seminário sobre o Método Silva, no Peru, e o Fórum Mulher e Mídia, no Rio de Janeiro.

Em dezembro, Ana Maria recebe, pela terceira vez, o troféu Líder Empresarial do Tocantins, premiação concedida pela Gazeta Mercantil. Ana Maria explica que, anualmente, há uma eleição espontânea, em todo  Brasil, feita junto aos 12 mil assinantes da Gazeta. “Tenho que agradecer a todos que me escolheram, e dizer-lhes o que significa para mim: é um incentivo para eu trabalhar mais e mais para ajudar a todos e a todas”, comemora a empresária.

Ana Maria também é pioneira na implantação do Método Silva no estado. A representação do Método no Tocantins data de 1995, quando a empresária optou por mudar para Palmas. Instrutora do método em Belo Horizonte, Ana Maria implantou o método por aqui, e hoje é representante da Organização Silva International para o Tocantins. “Como instrutora, sonho com todas as lideranças do estado, empresários, profissionais de todas as áreas, adultos, jovens e crianças conhecendo as técnicas e aplicando-as em suas vidas, pois, assim, serão pessoas bem sucedidas, saudáveis, bem humoradas, felizes”, comenta. Hoje, em Palmas, aproximadamente 250 pessoas já experimentaram as técnicas do Método. Ana Maria ainda atende municípios no interior do Estado.

O Seminário Internacional do Método Silva, que ocorreu em Lima-Peru, reuniu instrutores antigos, recém-formados e em formação, de países de língua portuguesa e espanhola. De acordo com Ana, a natureza desses encontros - que acontecem anualmente, cada vez em um país sulamericano - é de atualização baseada nas pesquisas mantidas pela Organização por meio do Instituto de Psicorientologia, em Laredo, no Texas/USA. “As pesquisas não param, e os instrutores precisam receber estas informações para se atualizarem”, explica Ana.

 

 

Em que consiste o Método Silva?

O Método Silva consiste no ensinamento de várias técnicas para melhor aproveitamento da capacidade de pensar. “Muitos não sabem o quanto é importante o pensar. O que conseguimos com o curso é mudar nossa forma de pensar, o que nos leva a um caminho de liberdade”, explica a instrutora do Método no Tocantins, Ana Maria Bitencourt.

O Método Silva começa ensinando a relaxar da cabeça à ponta dos pés, em poucos segundos. Foi desenvolvido há 22 anos, desde 1944, quando José Silva iniciou suas pesquisas e estudos. Em 1966, foi lançado o primeiro curso em Laredo, no Texas. A partir daí, o Método Silva não mais deixou de ser ensinado.

São mais de 80 países e trinta idiomas que ministram e praticam o método. E são milhões de pessoas já treinadas no mundo. “Estamos aqui no mundo para assumir o controle de nossa própria vida. Temos que saber mudar o que não nos agrada. E as técnicas do Método Silva garantem isso, gerando para os graduados no método melhor qualidade de vida”, comenta Ana Maria.

O método também pode ser definido como um mecanismo de meditação dinâmica. Ele inclui um conjunto de técnicas adaptadas e atualizadas  com base em estudos científicos, técnicas que desenvolvem as capacidades inatas que o ser humano possui, mas não exercita.

 

Alguns benefícios:

• Saúde: corrige doenças psicossomáticas; elimina e evita dores de cabeça, tipo tensão e enxaqueca, sem medicamentos; maneja problemas de tensão (estresse) e os problemas emocionais; ajuda manter um bom estado de ânimo e dormir bem sem uso de medicamentos.

• Concentração e memória: estudos mostram uma melhora na capacidade de aprender e na posterior utilização do aprendido. Incrementa a imaginação e criatividade.

• Hábitos e vícios: corrige o hábito de fumar (reduz ou elimina), comer e/ou beber em excesso. Corrige hábitos de desorganização pessoal, preguiça em casa ou no trabalho.

• Personalidade: ajuda a obter ânimo, segurança, confiança, integração, harmonia com as pessoas, objetividade e capacidade para desenvolver uma forte auto-estima. Auxilia no combate a medos, impaciência, ansiedade. “Estes são só alguns dos muitos problemas que se solucionam com a prática do Método Silva”, conclui a instrutora.

• Relações humanas: relações familiares, sociais e no trabalho são melhoradas ao aprender técnicas para buscar soluções aos problemas, e aplicá-las, desenvolvendo, conseqüentemente, uma atitude positiva em relação às pessoas que nos rodeiam e em relação às atividades que desenvolvemos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira