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Portabilidade

PORTABILIDADE NUMÉRICA - Tocantins faz 4,52 mil trocas de operadora no primeiro trimestre

17 Apr 2018    11:09

Brasília, 17/4/2018 - Nos primeiros três meses deste ano, mais de 1,5 milhão de migrações entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram registradas no balanço trimestral da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), a Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil.

A portabilidade numérica é o serviço que possibilita aos usuários de telefonia fixa e móvel a realização de transferências de operadoras de telefonia sem alteração do número de identificação do telefone, desde que dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo - e na área de cobertura do mesmo DDD.

Entre 1º de janeiro e 31 de março de 2018, 362,19 mil (23%) usuários de telefonia fixa migraram de operadora, enquanto 1,18 milhão (77%) de números de telefones móveis também permaneceram inalterados, apesar das trocas de prestadora de serviços.

Tocantins - Em Tocantins, foram efetivadas 4,52 mil migrações no primeiro trimestre deste ano, sendo 300 (7%) na telefonia fixa e 4,22 mil (93%) na móvel.

Desde 2008 - Desde que a portabilidade numérica foi implementada no Brasil, em setembro de 2008, de forma gradativa nos 67 DDDs existentes, até o dia 31 de março de 2018, a ABR Telecom registra a realização de 42,37 milhões de transferências entre as operadoras do País. Dessas, 14,51 milhões (34%) foram trocas entre empresas de telefonia fixa e 27,85 milhões (66%) no serviço móvel.

Tocantins - Em Tocantins, a portabilidade numérica foi implantada em 8 de janeiro de 2009. Desde essa data, 90,66 mil transferências de operadoras foram feitas, sendo 19,50 mil (22%) na telefonia fixa e 71,16 mil (78%) na móvel.

Prazos - A portabilidade numérica inicia quando o titular do acesso/linha telefônico encaminha a solicitação de transferência de operadora para a empresa a qual deseja migrar. A efetivação desta solicitação acontece em três dias úteis ou após esse período, quando o usuário fizer um agendamento específico. Caso o titular do acesso decida desistir da migração e permanecer na operadora que lhe prestava o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo em andamento.

Para fazer a portabilidade numérica

Conforme o regulamento da portabilidade numérica, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração estão

- Informar o nome completo

- Comprovar a titularidade da linha telefônica

- Informar o número do documento de identidade

- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica

- Informar o endereço completo do assinante do serviço

- Informar o código de acesso

- Informar o nome da operadora de onde está saindo.

Fonte - Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br. O endereço também disponibiliza uma ferramenta de busca para informar a qual operadora pertencem os números de telefones migrados ou não, consulte aqui http://tinyurl.com/9uoob7c

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