Estado
Tocantínia | 18/11/2020 |
Povo Xerente passa a contar com Polo de Apoio às Escolas Indígenas que vai beneficiar servidores de 40 unidades de ensino
Estrutura montada em Tocantínia já está à disposição dos professores e servidores das unidades escolares
A partir da segunda quinzena de novembro, os professorese demais servidores das 40 unidades escolares do Povo Xerente passam a contarcom o Polo de Apoio às Escolas Indígenas. A estrutura, instalada pelo Governodo Estado na área urbana de Tocantínia, visa oferecer suporte técnico,pedagógico e operacional às escolas indígenas jurisdicionadas à Diretoria Regionalde Miracema (DRE).
“Nosso objetivo principal é realmente facilitar otrabalho dos profissionais que atuam nessas escolas. Com esse polo buscamosoferecer uma solução geograficamente mais acessível que vai minimizar a necessidadedo deslocamento até Miracema, onde está sediada a DRE. A estrutura foi montadade forma que atenda os professores, coordenadores e equipe gestora visando àoferta de um ensino de qualidade à comunidade escolar Xerente”, enfatiza asecretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.
A implantação do Polo de Apoio às Escolas Indígenas nomunicípio é resultado da parceria firmada entre a Secretaria da Educação,Juventude e Esportes (Seduc) e a Prefeitura Municipal de Tocantínia. No local, os servidores das unidades de ensinoterão à disposição computadores com acesso à internet, onde poderão planejar asaulas, imprimir materiais, alimentar o Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) alémde realizar outras atividades administrativas e pedagógicas que antesprecisavam ser feitas in loco na Regional de Ensino.
Segundo o gerente de Educação Indígena da Seduc WaxiyMaluá Karajá, a ausência de energia elétrica e a dificuldade de acessodas aldeias até a sede da DRE não mais representarão empecilhos para queos educadores desenvolvam suas atividades.
“O polo facilita muito o trabalho de todos os servidores.Ao investir na descentralização administrativa e oportunizar essa maioraproximação, o Governo do Estado demonstra o respeito à cultura, à identidade eaos saberes dos povos indígenas e a promove a valorização da educação escolar indignano nosso Estado”, pondera Waxiy Karajá.
Além da unidade de atendimento às escolas Xerentes, outrostrês Polos de Apoio às Escolas Indígenas instalados pelo Governo do Estado já estão em funcionamento: em Itacajá (povo Krahô);em Formoso do Araguaia (povo Javaé); e em São Félix do Araguaia (MT) (povo Karajá).
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