Friday, 21 de September de 2018

Friday, 21 de September de 2018

ESTADO


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado

19 Jun 2018    22:39
Divulgação Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado A região de várzeas tropicais compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré e na safra de 2017 foi plantada uma área de 56 mil hectares de soja.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), publicou na sexta-feira, 15, a portaria nº 172/2018, que autoriza a prorrogação da janela de plantio da soja nas várzeas tropicais tocantinense que encerraria no dia 15, estendendo até o dia 25 de junho. A decisão veio após a solicitação feita pelos produtores rurais que cultivam a oleaginosa naquela região e estudo técnicos da Agência.
 
Entre as razões apontadas pela Adapec na portaria, estão a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Tocantins; a necessidade de estabelecer uma ação sistemática para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja (Phakopsora pachyrhizi) no Estado e estar sempre revendo, adequando e atualizando as condutas conforme as exigências que surgem.
 
O gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, explicou que compete a Adapec a execução da defesa sanitária vegetal do Tocantins e, por isso, o órgão levou em consideração as dificuldades de preparo do solo devido à atipicidade climática e o Decreto 5.785/18 que declara situação de emergência nos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins.
 
 “Avaliamos a situação apresentada no requerimento da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e entendemos que as alegações apresentadas eram justas, sem prejuízos na programação de monitoramento de pragas, pois foi mantido o prazo de colheita para o dia 10 de outubro, em razão do compromisso de plantio de variedades de ciclo precoce”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
 
A portaria estabelece que fica a cargo do produtor que realizar o plantio a responsabilidade do direcionamento de materiais precoces para a finalização de plantio, bem como o risco relacionado às condições de irrigação.
 
Várzeas Tropicais
A região de várzeas tropicais compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré e na safra de 2017 foi plantada uma área de 56 mil hectares de soja.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Estado Agricultura Tocantins Campo

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado

Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias

Máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA)


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil

O regulamento da competição, com todas as informações da corrida, foi publicado no Diário Oficial do Tocantins, edição nº 5201, de quarta-feira, 19 de setembro.


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira