Saturday, 20 de October de 2018

ESTADO


ESTADO

Prefeita sanciona leis que garantem aposentadoria especial para a GMP e cria fundo de segurança

10 Jul 2018    14:12
ASCOM/SESMU Prefeita sanciona leis que garantem aposentadoria especial para a GMP e cria fundo de segurança Com a sanção da Lei , quadro funcional da GMP passa a ter os mesmos benefícios de aposentadoria das outras forças de segurança públicas

“Esse é um dia de valorização e reconhecimento desses profissionais que cuidam da segurança da nossa cidade, esses heróis da vida moderna”, destacou a prefeita Cínthia Ribeiro durante a sanção das leis, aprovadas pela Câmara Municipal, que tratam sobre a concessão da aposentadoria especial aos integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e sobre a criação de um Fundo Municipal de Segurança. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira, 09, no quartel da GMP.

 

"Eu tenho muito orgulho e carinho por esses profissionais competentes e que também fazem a minha guarda pessoal. Nada mais justo que reverenciarmos essa instituição forte, de homens e mulheres que cuidam da nossa cidade e do nosso bem público”, enfatizou.

 

Com a aprovação da Lei que disciplina a aposentadoria especial dos servidores da Guarda Municipal de Palmas (GMP), o quadro funcional passa a ter os mesmos benefícios de aposentadoria das outras forças de segurança públicas. Uma vez que, no último mês de maio, foi aprovada a Lei Federal nº 19/2018 que reconhece as guardas municipais como órgão policial, tendo os agentes das guardas direito à aposentadoria especial, da mesma forma como os demais agentes de segurança pública.

 

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Gomes, que é militar, lembrou que ser profissional de segurança não é fácil. “Conceder aposentadoria especial não é dar a uma classe privilégios, mas fazer justiça, uma vez que colocam a suas vidas em risco para proteger a nossa cidade. E se formos fazer uma comparação em horas com os profissionais que trabalham 44 horas semanais, com as escalas dos profissionais de segurança, teremos pessoas trabalhando em vez de 30 anos, 45 anos. Por isso, a aposentadoria especial é justa aos nossos guardas metropolitanos”.

 

 

O segundo projeto também assinado pela prefeita trata sobre o Fundo Municipal de Segurança, que contribuirá para que haja investimento e atualização de modo contínuo. “E com isso melhoram significativamente os serviços prestados à sociedade”, é o que também afirma a secretária.

 

Para o comandante da GMP Florisvaldo Borges, a lei de aposentadoria traz segurança e reconhecimento para toda a categoria. “Hoje se estabeleceu um marco da nossa instituição, que já é referência para região Norte, e quem sabe do País”. O comandante agradeceu a prefeita e a secretária pelo o empenho de atender esse anseio da corporação.

 

A vice-presidente do Sindicato dos Guardas Metropolitanos do Estado do Tocantins, Neidy Carvalho,  acredita que com a aprovação da lei, a instituição irá oxigenar com a possibilidade de novo concurso para repor o quadro com a saída daqueles que se aposentarem. "Hoje é um dia histórico para todos os integrantes da GMP. Agradeço a prefeita por sua boa vontade em reconhecer esse direito que temos e que através desse ato de hoje mostra a sua preocupação em empoderar essa instituição”.

 


Legislação

 

As Lei nº 2.400, de 9 de Julho de 2018 e os dispositivos acrescidos  à Lei n° 1.414, de 29 de dezembro de 2005 para criar regra especial de aposentadoria ao servidor Guarda Metropolitano de Palmas podem ser consultadas neste link.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

34

PARABÉNS!
PARABÉNS!

23

BOM
BOM

22

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

17

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

gpm aposentadoria

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Mauro Carlesse recebe empresários interessados em investir no Estado

Grupo de empresários vão investir na produção de ovos no Estado; Gurupi e Paraíso são cidades estudadas para receber o empreendimento

Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano

De acordo com a psicóloga do HGP, Jaqueline Monteiro o projeto vem beneficiando pacientes adultos e crianças.


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social

Dos 12 módulos, três ocorrerão em Miracema (UFT) e os outros nove em Palmas, nos locais junto às unidade de Ensino (Unip, Unitins, Unopar, Itop) conforme programação disponibilizada no site do conselho.


Sanidade

Tocantins se prepara para vacinação de rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de novembro

Após a vacinação, o produtor tem até 10 dias para fazer a declaração em qualquer uma das 139 unidades da Adapec no Estado,


Tocantins

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas


Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira