Palmas, 23/01/2018

Estado

Taquaruçu

Prefeitura e Sebrae entregam nesta terça, 5, diagnóstico turístico, econômico e ambiental de Taquaruçu

  • Trata-se de um referencial técnico para identificar e estabelecer a permanência das atividades turísticas do distrito que já está sendo um dos mais procurados destinos turísticos do Tocantins

Junior Suzuki

Prefeitura e Sebrae entregam nesta terça, 5, diagnóstico turístico, econômico e ambiental de Taquaruçu



Malena Mota

Parte do projeto Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, desenvolvido pelo Sebrae-TO e a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), o diagnóstico econômico, turístico e ambiental de Taquaruçu será entregue nesta terça-feira, 5, na sede do Sebrae, às 11 e às 19 horas, na Praça Tarcísio Machado, em Taquaruçu. Trata-se de um referencial técnico para identificar e estabelecer a permanência das atividades turísticas do distrito que já está sendo um dos mais procurados destinos turísticos do Tocantins.   

O diagnóstico apresentará o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizando a descrição das características físicas dos atrativos. Também serão apresentados o nível de dificuldade de trilhas de acessos, a capacidade de carga dos atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades.
 
Estímulo ao empreendedorismo

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, o diagnóstico é uma ferramenta moderna, que tem a finalidade de direcionar as próximas ações que confirmam Taquaruçu como destino turístico sustentável. "Com as ações mapeadas, o próximo passo é intensificar ações de fortalecimento dos pequenos negócios na região. Dessa forma, estimula-se o empreendedorismo nos moradores do distrito, com destaque para as habilidosas artesãs que desenvolveram uma nova coleção chamada de Fava de Bolota, nos negócios que se ampliaram com o advento do Festival Gastronômico, com resultados na geração de trabalho e renda, além da promoção e inclusão social."
 
Referência em ecoturismo

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, ressalta a importância do diagnóstico para nortear as ações que serão desenvolvidas no distrito, para que estas, além de vir ao encontro de suas reais potencialidades, podendo assim, tornar-se um grande destino turístico, mas de forma sustentável e valorizando os empreendedores locais. Ele explica que agora o próximo passo é que estes empreendedores tenham um papel ativo na condução dos seus negócios, sendo que o poder público vem fazendo o seu trabalho, que é viabilizar por meio deste projeto ferramentas que possam trazer o conhecimento necessário para manutenção e aprimoramento dos seus empreendimentos. "Nessa próxima fase esperamos empoderar os empreendedores turístico do distrito, para que estes se tornem referencia em ecoturismo."


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus