Sunday, 23 de September de 2018

Sunday, 23 de September de 2018

ESTADO


Educação

Preparatório para o Enem oportuniza acesso ao ensino superior a mulheres privadas de liberdade

03 Aug 2018    18:37    alterado em 03/08 às 18:39
SECOM/SEDUC Preparatório para o Enem oportuniza acesso ao ensino superior a mulheres privadas de liberdade A secretária Adriana salientou que a educação é um forma de oportunizar a ressocialização

As estudantes que cumprem pena na Unidade de Prisão Feminina de Palmas receberam, nesta sexta-feira, 3, o material pedagógico do programa #TOnoEnem, desenvolvido pelo Governo do Estado, que visa complementar a preparação dos alunos concluintes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. O material é composto por cinco volumes, contemplando as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Neste ano, os kits estão sendo distribuídos para cerca de 20 mil concluintes do ensino médio.

 

Durante a entrega do material, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou que o programa é um apoio para aquelas que veem no ensino superior uma esperança de serem reintegradas à sociedade. “Oferecer acesso à educação básica para todos é dever do Estado, mas queremos ir além e oportunizar a essas pessoas que estão privadas de liberdade a chance de buscar o ingresso na universidade, tendo melhores condições de trabalho ao retornar à sociedade”, frisou.

 

Das 29 que estão estudando, 12 concluirão o ensino médio ainda neste semestre. A escola funciona nas dependências da unidade prisional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma das beneficiadas com o programa é a aluna K.P. de 19 anos, que vai concluir o ensino médio neste ano. “Vou me dedicar mais e recuperar o tempo que perdi, não levando meus estudos a sério quando estava lá fora. Agora, com esse kit, vamos ter mais chance de ter uma boa nota no Enem. Quero fazer faculdade de direito”, revelou, empolgada.

 

A reeducanda C.L.S. é um exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar. Aos 52 anos ela está concluindo o ensino médio e planeja cursar fisioterapia. “Nós já aprendemos muito aqui na sala de aula. Eu parei de estudar por muitos anos e essa escola aqui foi a melhor coisa que podia acontecer. Para quem está aqui dentro, saber que existe essa oportunidade de continuar estudando, mesmo cumprindo pena, é um alívio. Meu plano é fazer faculdade e recomeçar a vida lá fora com dignidade. Quero dar orgulho para minha família e para aqueles que acreditam na minha capacidade de ser cada dia uma pessoa melhor”, relatou.

 

J.G. tem 29 anos e cursou todo o ensino médio na Unidade de Prisão Feminina. Agora, ela se dedica estudar para o Enem. “Terminei esse ano e já estou sentido falta das aulas. Não quero parar de estudar. Vou usar esse material para estudar para o Enem e pretendo fazer Administração”, contou.

 

Educação prisional

 

A Educação em Prisões no Tocantins é ofertada em parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). O Estado é o primeiro do ranking brasileiro em atendimento educacional a população privada de liberdade, atendendo cerca de 25%, conforme o relatório divulgado em 2017.

 

“A ressocialização por meio da educação é o objetivo dessa parceria. Além de ser uma forma de remissão da pena, poder estudar, mesmo estando privado de liberdade, faz com essas pessoas tenham uma perspectiva de mudança de vida”, frisou o superintendente Estadual do Sistema Penitenciário e Prisional, Orleanes de Souza Alves.

 

Enem PPL

 

O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) é realizado após o Enem regular e as provas são aplicadas dentro das unidades prisionais. Com a nota da prova, os candidatos podem requerer, judicialmente, o direito de ingressar no ensino superior.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

14

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

15

AMEI!
AMEI!

12

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

preparatorio enem ensino superior presas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira