Wednesday, 14 de November de 2018

ESTADO


Educação

Preparatório para o Enem oportuniza acesso ao ensino superior a mulheres privadas de liberdade

03 Aug 2018    18:37    alterado em 03/08 às 18:39
SECOM/SEDUC Preparatório para o Enem oportuniza acesso ao ensino superior a mulheres privadas de liberdade A secretária Adriana salientou que a educação é um forma de oportunizar a ressocialização

As estudantes que cumprem pena na Unidade de Prisão Feminina de Palmas receberam, nesta sexta-feira, 3, o material pedagógico do programa #TOnoEnem, desenvolvido pelo Governo do Estado, que visa complementar a preparação dos alunos concluintes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. O material é composto por cinco volumes, contemplando as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Neste ano, os kits estão sendo distribuídos para cerca de 20 mil concluintes do ensino médio.

 

Durante a entrega do material, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou que o programa é um apoio para aquelas que veem no ensino superior uma esperança de serem reintegradas à sociedade. “Oferecer acesso à educação básica para todos é dever do Estado, mas queremos ir além e oportunizar a essas pessoas que estão privadas de liberdade a chance de buscar o ingresso na universidade, tendo melhores condições de trabalho ao retornar à sociedade”, frisou.

 

Das 29 que estão estudando, 12 concluirão o ensino médio ainda neste semestre. A escola funciona nas dependências da unidade prisional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma das beneficiadas com o programa é a aluna K.P. de 19 anos, que vai concluir o ensino médio neste ano. “Vou me dedicar mais e recuperar o tempo que perdi, não levando meus estudos a sério quando estava lá fora. Agora, com esse kit, vamos ter mais chance de ter uma boa nota no Enem. Quero fazer faculdade de direito”, revelou, empolgada.

 

A reeducanda C.L.S. é um exemplo de que nunca é tarde para voltar a estudar. Aos 52 anos ela está concluindo o ensino médio e planeja cursar fisioterapia. “Nós já aprendemos muito aqui na sala de aula. Eu parei de estudar por muitos anos e essa escola aqui foi a melhor coisa que podia acontecer. Para quem está aqui dentro, saber que existe essa oportunidade de continuar estudando, mesmo cumprindo pena, é um alívio. Meu plano é fazer faculdade e recomeçar a vida lá fora com dignidade. Quero dar orgulho para minha família e para aqueles que acreditam na minha capacidade de ser cada dia uma pessoa melhor”, relatou.

 

J.G. tem 29 anos e cursou todo o ensino médio na Unidade de Prisão Feminina. Agora, ela se dedica estudar para o Enem. “Terminei esse ano e já estou sentido falta das aulas. Não quero parar de estudar. Vou usar esse material para estudar para o Enem e pretendo fazer Administração”, contou.

 

Educação prisional

 

A Educação em Prisões no Tocantins é ofertada em parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). O Estado é o primeiro do ranking brasileiro em atendimento educacional a população privada de liberdade, atendendo cerca de 25%, conforme o relatório divulgado em 2017.

 

“A ressocialização por meio da educação é o objetivo dessa parceria. Além de ser uma forma de remissão da pena, poder estudar, mesmo estando privado de liberdade, faz com essas pessoas tenham uma perspectiva de mudança de vida”, frisou o superintendente Estadual do Sistema Penitenciário e Prisional, Orleanes de Souza Alves.

 

Enem PPL

 

O Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) é realizado após o Enem regular e as provas são aplicadas dentro das unidades prisionais. Com a nota da prova, os candidatos podem requerer, judicialmente, o direito de ingressar no ensino superior.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

20

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

preparatorio enem ensino superior presas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo governo

Governadores se reúnem em Brasília para discutir pacto federativo

Representantes de 17 estados e do DF aguardam conversa com Bolsonaro

Investigação PreviPalmas

CPI visa reaver valor aplicado irregularmente

Em reunião na última segunda-feira, 12, foi deliberado pelos membros da Comissão novas datas para as oitivas, nas quartas às 17h30 e nas quintas às 18h. Além disso, foram apresentados novos nomes para que compareçam e possam esclarecer questionamentos.



Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame

Foram identificados 16 candidatos que receberam os gabaritos das provas de cadete e de soldado, havendo a indicação de que outros 19 também se beneficiaram. Estes, porém, não foram identificados.


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras

A solenidade contou com a presença de prefeitos de cidades circunvizinhas, vereadores, estudantes e professores.


SP

Tocantins marca presença no 11º Salão do Artesanato

Realizado há 10 anos consecutivos, o Salão do Artesanato tem apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)


Interior

Agulhas Cenas se apresenta com espetáculo de dança-teatro em Paraíso do Tocantins


Campanha

Família Urso estrela Natal 2018 da Coca-Cola


Brasil

TIM lança parceria com plataforma de ensino Descomplica


Luto

Morre mãe do governador Maria Olívia Carlesse, 82 anos


Salários

Governo conclui pagamento de servidores referente ao mês de outubro


Educação

Governador Mauro Carlesse visita escola e anuncia obras em oito unidades estaduais de ensino médio integral



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira