Tuesday, 16 de July de 2019

ESTADO


Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

25 Jun 2019    19:37
Delfino Miranda Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na tarde desta segunda-feira, 24, o índice vacinal da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que atingiu 99,13% do rebanho tocantinense. Os dados mostram ainda que o rebanho de bovídeos do Tocantins é de 8.356.175 animais, sendo que destes, foram vacinados 8.251.044 e somado também os 33.120 destinados ao abate e que, portanto, não vacinam na campanha.

O número de propriedades com rebanho chegou a 56.043. E entre os municípios que concentram o maior número de animais, Araguaçu continua liderando com 366.187, seguido por Formoso do Araguaia com 236.158, em terceiro aparece Araguaína com 229.682, Arraias agora está na quarta posição com 204.976 e Peixe aparece com 199.911.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o resultado foi satisfatório, principalmente, porque nesta campanha marcou o oficialmente o calendário de retirada da vacinação contra a febre aftosa com a redução da dosagem. “O índice vacinal alcançado mostra que o produtor assimilou bem o processo de mudança para a retirada da vacina contra a febre aftosa, pois nesta etapa já foi reduzida a dose da vacina e não houve alterações nos números de animais vacinados em relação a outras campanhas anteriores”, destacou o presidente.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explicou que, o produtor que deixou de vacinar o rebanho deve procurar imediatamente o escritório da Adapec para pegar uma autorização de compra de vacina e agendar uma data na Agência para que os técnicos façam o acompanhamento da vacinação na propriedade e posteriormente declarar a vacinação junto a Adapec. “Mesmo que os produtores rurais que não vacinaram seus rebanhos não procurem imediatamente a Adapec, a Agência irá notificá-los para que façam a vacinação”, acrescentou João Eduardo.

Vale ressaltar que a multa para quem não vacinou é de R$ 5,32 por animal não vacinado e mais R$ 127,69 por propriedade não declarada, além disso, o produtor fica impedido de fazer a movimentação do rebanho até a regularização da vacina.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira