Thursday, 13 de December de 2018

ESTADO


Agricultura

Projeto Balde Cheio capacita técnicos da extensão rural

23 Jul 2018    13:00
SECOM/Divulgação Projeto Balde Cheio capacita técnicos da extensão rural Mais de 50 técnicos participam de formação para execução do Projeto Balde Cheio

Mais de 50 técnicos participam de formação para alinhamento de novas parcerias para execução das ações do Projeto Balde Cheio em Rede, tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), executada no Tocantins em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), por meio de recursos, via convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de acordo com o Plano de Agricultura de Baixo Carbono focado na cadeia produtiva do leite (ABC Leite), e tem como objetivos melhorar a qualidade do rebanho tocantinense e o aumento da produtividade leiteira, nas comunidades rurais.

 

A formação conta com o apoio do Sebrae e toda programação acontecerá entre os dias 24 a 26 de julho, no Centro de Treinamento do Sebrae, em Paraíso do Tocantins, a partir das 8h30, com encerramento previsto para as 12h do dia 26.

 

Como um dos principais parceiros para difusão das tecnologias voltadas ao setor rural, que são desenvolvidas pela Embrapa, o Ruraltins, disponibilizará para a formação do Projeto Balde Cheio, cerca de 20 extensionistas, que posteriormente serão os multiplicadores da tecnologia em todo Estado.

 

De acordo com Ana Clara Bohnen, gerente da área de pecuária, do Ruraltins, a formação técnica será para alinhamento de novas parcerias e reestruturação do Projeto Balde Cheio em rede, em todo estado.

 

“Nós do Ruraltins, temos muito interesse em participar e ajudar disseminar a tecnologia do Balde Cheio, por acreditarmos no projeto como um todo. Nosso objetivo com as capacitações e as assistências técnicas prestadas aos produtores de leite do estado, que farão parte do projeto, é ver o aumento na produtividade e o lucro de cada um deles, além da melhoria na qualidade de vida”, enfatizou a gerente, destacando que os temas previstos na programação terão como foco, a avaliação de resultados das ações no estado, apresentação de casos de sucesso; Balde Cheio “mitos e verdades”, experiências de campo; tecnologias aplicadas, manejo do pastejo em sistema intensivo, entre outras atividades.

 

Para o pesquisador da Embrapa, Cláudio Barbosa, responsável pelas ações do Balde Cheio em Rede, o projeto é uma sequencias das atividades do ABC Leite. Essa nova etapa em rede acontece em todo Brasil, e aqui no Tocantins dará sequencia ao que já iniciamos na nossa unidade da Embrapa, com o ABC Leite, porém com uma metodologia mais original do Balde Cheio. Algumas diferenças com relação às responsabilidades dos atores envolvidos no projeto serão aplicadas, considerando que muitos já foram capacitados há alguns anos”, comentou o pesquisador.

 

Cláudio Barbosa ressalta ainda, sobre a participação de Junior Colombo, inspetor que aplicará junto aos multiplicadores, o uso das ferramentas para implantação das unidades, tanto no que se refere aos resultados técnicos, como na execução das metodologias e registros para possíveis ajustes e que o público prioritário para participação no evento são técnicos do Ruraltins que passaram por uma seleção, profissionais de outras instituições parceiras, como da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), os envolvidos com a Câmara Setorial do Leite e outros profissionais que desenvolvem serviços similares de assistência técnica e extensão rural, produtores de leite e envolvidos com a cadeia leiteira, como um todo.

 

Para participar da formação, que é aberta aos profissionais do setor leiteiro, os interessados devem fazer inscrição antecipada, conforme orientações da Embrapa, que coordena o evento. Segue contato para inscrições, que devem ser feita no máximo até o dia 23 de julho. (claudio.barbosa@embrapa.br ou 63 3229-7811 ou 7813).

 

O que é o Projeto Balde Cheio

 

De acordo com a Embrapa, o Balde Cheio, é uma metodologia de transferência de tecnologia, com o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

33

AMEI!
AMEI!

31

KKKK
KKKK

42

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

39

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

36

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

agropecuária balde cheio

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Setor Taquari

Governo vai retomar obras de casas populares no Setor Taquari

Aviso de concorrência para contratação da empresa foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado dessa terça-feira, 11

Contas

TRE-TO desaprova oito prestações de contas e quatro são aprovadas

Foram aprovadas ainda as contas de Williams de Araújo da Silva, candidato ao cargo de Deputado Federal, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB)




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira