Tuesday, 25 de June de 2019

ESTADO


Ressocialização

Reeducandos do Barra da Grota finalizam curso de panificação e conquistam a oportunidade de trabalhar

11 Jun 2019    15:36
Divulgação Reeducandos do Barra da Grota finalizam curso de panificação e conquistam a oportunidade de trabalhar

Com objetivo de fomentar a ressocialização por meio da qualificação profissional, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) oferta cursos de panificação naUnidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, e nesta segunda-feira, 10, mais uma turma se formou. Foram oito reeducandos que receberam certificação de conclusão do curso durante uma confraternização pela finalização da capacitação.

O curso foi ofertado em parceria com a Embrasil, empresa cogestora da unidade penitenciária, e teve carga horária de 180 horas, dividas entre aulas práticas e teóricas. Durante os dias de capacitação, os reeducandos receberam orientações acerca da preparação de pães, bolos, tortas e salgados.

Para o diretor da unidade, Guilherme Martins, a qualificação oferece um novo caminho para os reeducandos. “O curso proporciona ao reeducando uma nova oportunidade no campo profissional, pois, ao finalizá-lo, ele está apto ao mercado de trabalho e possui certificado, por empresa competente, que atesta sua capacidade técnica para o desempenho das funções”, ressaltou.

O reeducando, D.A.P, de 23 anos, relata que com a qualificação terá um nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Foi gratificante participar do curso, aprendemos várias coisas. Muitas vezes as portas do mercado de trabalho estão fechadas para nós, mas com essa oportunidade temos uma nova chance”, vislumbrou.

Trabalho na unidade

Após a finalização do curso, cinco reeducandos certificados foram selecionados para atuarem na panificação dentro da própria unidade, ingressando no projeto Amarelinhos. A seleção foi realizada por meio do setor de Inteligência e Administração da unidade.

Na fase inicial de trabalho, os reeducandos não serão remunerados, sendo beneficiados com remição de um dia de pena, por três dias trabalhados. Posteriormente, quando já estiverem com maior experiência, os reeducandos poderão alcançar remuneração, assumindo a produção dos lanches fornecidos dentro da unidade.  

Outras turmas

O curso de panificação conta com outras quatro turmas em andamento, com pretensão de qualificar 60 reeducandos. A formação dessas turmas está sendo ofertada por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas (Procap).

Apesar de estar na mesma área, o curso tem uma carga horária menor, sendo 160 horas dividas pelas quatro turmas, 40 horas para cada. Durante as aulas, os reeducando são qualificados de forma teórica e prática. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira